Todos os campi

UFV compõe painel sobre atuação das universidades públicas no enfrentamento à pandemia de covid-19

29/06/2022

O painel foi lançado pela Andifes e SoU_Ciência

A atuação da UFV na defesa da vida e da ciência durante a pandemia da covid-19 agora está registrada em um grande painel nacional, que revela como as universidades públicas brasileiras agiram em várias frentes no enfrentamento à doença. Organizado em forma de árvore do conhecimento, o painel foi lançado nesta quarta-feira (29), pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Centro de Estudos SoU_Ciência.

O painel é composto por pesquisas na área da saúde e do atendimento à população, desde ações na linha de frente até outras relacionadas à prevenção, tratamento e controle da pandemia, direitos humanos, combate à fome, redução de vulnerabilidades sociais e apoio à educação básica, bem como informações acerca da produção bibliográfica sobre o tema e estudos de casos de atuações regionais, centros e questões emergentes e contribuições mais notáveis.

Durante a cerimônia virtual de lançamento, o presidente da Andifes, Marcos David, ressaltou que as universidades públicas colocaram suas infraestruturas e conhecimento à disposição da sociedade brasileira e atuaram como articuladoras de grandes redes de colaboração para minimizar os danos sociais causados pela pandemia. “Fomos capazes de nos organizar para defender a vida e a sociedade”, disse ele ao citar também o trabalho das instituições no combate ao negacionismo da ciência e apoio à vacinação em massa. De acordo com o painel, as universidades públicas atuaram ativamente em mais de 500 municípios brasileiros.

As ações da UFV estão registradas em diversas categorias do painel nacional, tais como: gerenciamento e planejamento no enfrentamento à covid-19; sequenciamento de genoma e pesquisas em diversas áreas do conhecimento; auxílios para assistência estudantil aos estudantes em extrema vulnerabilidade socioeconômica; distribuição de equipamentos de proteção individual; testagem; vacinação e divulgação de informações relevantes e confiáveis sobre a pandemia.

O painel pode ser consultado em souciencia.unifesp.br.