Institucional
Todos os campi
29/06/2022
Guilherme (na fila da frente à dir.) com seus alunos no Museu João Moojen
O professor Guilherme Siniciato Terra Garbino, do Departamento de Biologia Animal, foi o ganhador do Oliver Pearson Award de 2022, premiação anualmente concedida a jovens profissionais, com até cinco anos da defesa do doutorado, que atuam na disciplina de mastozoologia (estudo dos mamíferos) em pesquisa, ensino e/ou curadoria na América Latina.
O anúncio aconteceu no dia 21 de junho, durante o 101° encontro anual da American Society of Mammalogists (ASM), em Tucson (Arizona), nos Estados Unidos. Guilherme é o primeiro professor da UFV e o sétimo brasileiro a receber este prêmio, criado, em 2003, em homenagem ao zoólogo e ecólogo Oliver Payne Pearson (1915 - 2003), especialista em investigações sobre pequenos mamíferos.
Além de dinheiro para pesquisa, o ganhador também recebe um auxílio para participar do próximo encontro da ASM. No caso do professor Guilherme, a verba será utilizada na aquisição de novos equipamentos e na preservação da coleção de mamíferos do Museu de Zoologia João Moojen, da qual é curador, que dispõe de espécimes raros e alguns dos mais antigos do país. Os recursos também serão investidos no sequenciamento de material genético dos espécimes coletados.
De acordo com o professor, que atua na UFV desde 2020, um dos objetivos do Oliver Pearson Award é fomentar o desenvolvimento da mastozoologia na América Latina. Além da enorme emoção e satisfação de ver sua pesquisa sendo reconhecida, Guilherme considera que receber este prêmio traz um pouco de esperança e incentivo para seguir em frente. “Acho que o principal resultado será investir na formação de potenciais novos mastozoologos no Brasil, o segundo país com mais espécies de mamíferos no mundo”.
Guilherme Garbino terminou seu doutorado em Zoologia em 2019. Ele é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP, onde também obteve o título de mestre em Sistemática, Taxonomia Animal e Diversidade. O professor da UFV é ainda coordenador do Comitê da Lista de Espécies da Sociedade Brasileira para o Estudo dos Quirópteros (SBEQ) e integra o Comitê de Taxonomia da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) e o Comitê de Nomenclatura da American Society of Mammalogists. Sua linha de pesquisa envolve sistemática, biogeografia e evolução de mamíferos sul-americanos, particularmente Chiroptera e Primates.
Divulgação Institucional
Premiação
Pesquisadores da UFV conquistam quatro prêmios em evento internacional
30/06/2025
Institucional
Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30
30/06/2025
Institucional
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais
30/06/2025
Institucional
Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa
30/06/2025
Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30
30/06/2025
Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa
30/06/2025
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais
30/06/2025
PEC e PRE lançam edital para apoiar atividades de extensão vinculadas aos cursos de graduação
27/06/2025
Projeto da Engenharia Civil com tintas sociais leva cor e conhecimento para comunidades de Viçosa e microrregião
26/06/2025