Todos os campi

Visitas virtuais guiadas da Sala Mendeleev recebem primeiros convidados internacionais

24/06/2022

Durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, entre 2020 e 2021, a Sala Mendeleev desenvolveu estratégias para a implementação de visitas virtuais guiadas, que incluíram a produção de animações, filmagem de experimentos e treinamento dos estudantes visando manter o atendimento ao público e continuar, assim, cumprindo o seu papel como espaço de extensão e divulgação científica. A experiência foi tão positiva, que a equipe da Sala decidiu continuar com as visitas virtuais guiadas, mesmo com o retorno de suas atividades presenciais, no início do ano. Foi uma forma que o espaço - vinculado ao Departamento de Química - encontrou para atender às pessoas que não moram em Viçosa ou cidades próximas.

A decisão possibilitou que a Sala Mendeleev fosse longe. Na última semana, ela recebeu a sua primeira visita virtual guiada internacional. Estudantes e professores da Universidade Pedagógica de Maputo, de Moçambique (África), puderam conhecer o espaço da UFV onde está instalada uma Tabela Periódica dos Elementos com três metros de comprimento e dois metros de altura. De acordo com o professor Marcelo Oliveira, coordenador da Sala Mendeleev, “foi uma intensa troca de informações, não somente sobre química, mas sobre cultura em geral. Aprendemos mais sobre aquele importante país africano e divulgamos a imagem da UFV para além do oceano Atlântico”.

Vale lembrar que a Sala Mendeleev é vinculada também à Secretaria de Museus e Espaços de Ciências (Semec) da Universidade e está localizada no segundo andar do Prédio das Licenciaturas (ao lado da Capela do campus Viçosa).

Mais informações podem ser conferidas no site da Sala Mendeleev e nas suas páginas no Facebook e Instagram. Para contato: salamendeleev@ufv.br.