Todos os campi

Novo corte orçamentário compromete a continuidade das atividades acadêmicas da UFV no segundo semestre de 2022

24/06/2022

Nesta sexta-feira (24), a UFV e demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) sofreram novos cortes em seus orçamentos. Em nota, a Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes) destacou que as portarias nº 5.649/2022 e nº 5.327/2022, do Ministério da Economia, remanejaram recursos que estavam bloqueados em vários ministérios e, dentre eles, os valores aprovados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 para o Ministério da Educação (MEC) – o que inclui os valores para as universidades federais – foram redirecionados para o Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro). Os recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, inicialmente previstos para os hospitais universitários, também foram redirecionados, segundo a Andifes.

"Os valores das universidades que estavam remanescentes no MEC, embora contingenciados, tiveram outra destinação”, a nota da Andifes ressalta. Na UFV, conforme destaca o reitor Demetrius David da Silva, o corte de 8,3% do orçamento universitário previsto na LOA de 2022 é igual a R$ 7.161.302,00. Isso impactará todas as atividades e áreas da Universidade, inclusive a assistência estudantil, dificultando a manutenção das políticas de apoio aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Para Demetrius, os cortes selam a inviabilidade de funcionamento das Ifes brasileiras. No âmbito da UFV – onde a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas também vem sendo agravada pelas aposentadorias vinculadas aos cargos extintos ou vedados para realização de concurso e provimento – o reitor avalia a gravidade da situação: “teremos que paralisar nossas atividades antes do término do segundo semestre letivo, caso não haja suplementação orçamentária ao longo do ano de 2022".

O presidente e primeiro vice-presidente da Andifes estiveram no MEC, nesta sexta-feira, em busca de detalhes sobre a decisão tomada pela equipe econômica do governo federal. A nota da Associação está disponível em seu site.