Institucional
Todos os campi
23/06/2022
 
                                                                            Maria do Carmo é uma das agricultoras selecionadas
Esta semana, o jantar alternativo oferecido no Restaurante Universitário Multiuso (RU III) começou a receber ingredientes especiais, fornecidos por agricultores familiares de Viçosa e região, selecionados na chamada pública nº 001/2022. Essa chamada previa a aquisição de alimentos de agricultores familiares, por meio da Modalidade Compra Institucional do Programa Alimenta Brasil (PAB), com dispensa de licitação.
O resultado, divulgado em fevereiro, garantiu que, até o final do ano, os usuários do RU III (700 em média diária) saboreiem sopas preparadas com inhame, mandioca, moranga, salsa, cebolinha, fubá e alho da região, além de frutas como goiaba, laranja e tangerina ponkan. Serão mais de 10 toneladas de produtos fornecidos por agricultores familiares até dezembro, com entregas semanais ou quinzenais, assegurando a qualidade e o frescor deles.
O restaurante do Multiuso é o único da UFV que não é terceirizado. A proposta atual dele é servir somente o jantar alternativo, cuja composição difere do almoço e jantar oferecidos pelos RU I e II. A refeição no RU III inclui sopa, pão (e algum recheio), fruta, sobremesa, refresco e café. Esta não é a primeira vez que a Universidade adquire produtos da agricultura familiar, uma prática que ficou suspensa durante algum tempo por diferentes razões. A ideia de retomá-la demonstra a preocupação da UFV com o estímulo à agricultura familiar, à sustentabilidade e ao desenvolvimento local.
A chefe da Divisão de Alimentação (vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários), Cristhina Martins Lopes, considera que esta experiência possibilitará à Universidade adquirir alimentos de boa qualidade e mais saudáveis para os estudantes, manter um relação mais próxima com o fornecedor e contribuir para o desenvolvimento social da comunidade. Sua expectativa é que esta ação colabore ainda para o fortalecimento do comércio e economia locais, a valorização do produtor rural e o incentivo aos circuitos curtos de produção e abastecimento de alimentos.
A produtora Maria do Carmo de Freitas, que está fornecendo mandioca, salsa e cebolinha para o RU III, considera a iniciativa da UFV muito importante para os pequenos agricultores, pela geração de renda e possibilidade de contato com outras empresas. Na sua propriedade, localizada em Piúna (zona rural de Viçosa), ela, o marido e as filhas trabalham em conjunto em culturas de hortaliças, frutas e legumes.
Divulgação Institucional
                                                 
                                            
Cebolinha e salsinha estão na lista dos alimentos fornecidos
                                                 
                                            
O fubá utilizado no RU III também vem da agricultura familiar
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de novembro
28/10/2025
Premiação
Artigo produzido no âmbito da pós-graduação em Ecologia recebe prêmio da revista científica Biotropica
28/10/2025
UFV na Mídia
Professor da UFV contribui com reportagem do Fantástico sobre os impactos das mudanças climáticas nos Andes
28/10/2025
Institucional
PEC comunica resultado preliminar do programa Funarbex / UFV 2025
30/10/2025
PEC comunica resultado preliminar do programa Funarbex / UFV 2025
30/10/2025
Inscrições para Conselho Fiscal da Funarbe terminam dia 4 de novembro
30/10/2025
UFV apoia municípios mineiros na melhoria da gestão pública
30/10/2025
CCE divulga nomes dos candidatos para eleição do Conselho Departamental
30/10/2025
Pós-graduações stricto sensu recebem inscrições
28/10/2025