Institucional
Todos os campi
23/06/2022
Maria do Carmo é uma das agricultoras selecionadas
Esta semana, o jantar alternativo oferecido no Restaurante Universitário Multiuso (RU III) começou a receber ingredientes especiais, fornecidos por agricultores familiares de Viçosa e região, selecionados na chamada pública nº 001/2022. Essa chamada previa a aquisição de alimentos de agricultores familiares, por meio da Modalidade Compra Institucional do Programa Alimenta Brasil (PAB), com dispensa de licitação.
O resultado, divulgado em fevereiro, garantiu que, até o final do ano, os usuários do RU III (700 em média diária) saboreiem sopas preparadas com inhame, mandioca, moranga, salsa, cebolinha, fubá e alho da região, além de frutas como goiaba, laranja e tangerina ponkan. Serão mais de 10 toneladas de produtos fornecidos por agricultores familiares até dezembro, com entregas semanais ou quinzenais, assegurando a qualidade e o frescor deles.
O restaurante do Multiuso é o único da UFV que não é terceirizado. A proposta atual dele é servir somente o jantar alternativo, cuja composição difere do almoço e jantar oferecidos pelos RU I e II. A refeição no RU III inclui sopa, pão (e algum recheio), fruta, sobremesa, refresco e café. Esta não é a primeira vez que a Universidade adquire produtos da agricultura familiar, uma prática que ficou suspensa durante algum tempo por diferentes razões. A ideia de retomá-la demonstra a preocupação da UFV com o estímulo à agricultura familiar, à sustentabilidade e ao desenvolvimento local.
A chefe da Divisão de Alimentação (vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários), Cristhina Martins Lopes, considera que esta experiência possibilitará à Universidade adquirir alimentos de boa qualidade e mais saudáveis para os estudantes, manter um relação mais próxima com o fornecedor e contribuir para o desenvolvimento social da comunidade. Sua expectativa é que esta ação colabore ainda para o fortalecimento do comércio e economia locais, a valorização do produtor rural e o incentivo aos circuitos curtos de produção e abastecimento de alimentos.
A produtora Maria do Carmo de Freitas, que está fornecendo mandioca, salsa e cebolinha para o RU III, considera a iniciativa da UFV muito importante para os pequenos agricultores, pela geração de renda e possibilidade de contato com outras empresas. Na sua propriedade, localizada em Piúna (zona rural de Viçosa), ela, o marido e as filhas trabalham em conjunto em culturas de hortaliças, frutas e legumes.
Divulgação Institucional
Cebolinha e salsinha estão na lista dos alimentos fornecidos
O fubá utilizado no RU III também vem da agricultura familiar
Institucional
Já estão disponíveis as listas com os novos classificados nas chamadas dos editais Sisu e Complementar ao Sisu
27/03/2026
Falecimento
Oriaton de Oliveira Antonucci (1995 - 2026)
29/03/2026
Institucional
UFV recebe delegações dos EUA e Angola e amplia cooperação internacional
26/03/2026
Institucional
Prorrogado prazo para preenchimento de vaga no Conselho Departamental do CCH
26/03/2026
Já estão disponíveis as listas com os novos classificados nas chamadas dos editais Sisu e Complementar ao Sisu
27/03/2026
Auditoria Interna divulga Relatório Anual de Atividades do ano passado
26/03/2026
UFV recebe delegações dos EUA e Angola e amplia cooperação internacional
26/03/2026
Prorrogado prazo para preenchimento de vaga no Conselho Departamental do CCH
26/03/2026
Ex-aluna é Profissional de Destaque 2025 na área de pesquisa clínica veterinária
26/03/2026