Todos os campi

UFV coordena estudos de viabilidade para integração de rios no Piauí

24/06/2022

O objetivo é integrar as bacias dos rios São Francisco, Piauí e Canindé (foto: Google Maps)

A Universidade Federal de Viçosa irá coordenar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção do Canal de Integração do Sertão Piauiense. A proposta é integrar as bacias do rio São Francisco e dos rios Piauí e Canindé, no Piauí, o que vai contribuir para o desenvolvimento regional. O Termo de Execução Descentralizada (TED) para realização do estudo foi assinado pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Universidade.

Na UFV, o trabalho será coordenado pela professora Cibele Cláuver, do Departamento de Engenharia Civil. A obra foi indicada no Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com o MDR, e será realizada a partir do estudo de viabilidade realizado por equipe multidisciplinar da UFV, nos próximos 18 meses. De acordo com o governo federal, objetivo é possibilitar o suprimento hídrico das bacias hidrográficas dos rios piauienses por meio do aproveitamento das águas do rio São Francisco, caracterizando o canal como projeto do tipo supply driven (indução ao desenvolvimento a partir da oferta de água).

O projeto prevê a ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, aos rios piauienses, contribuindo para o desenvolvimento do semiárido do Piauí. A área abrange 89 municípios com populações em condições socioeconômicas baixas, onde a escassez hídrica é um dos principais fatores que dificulta o desenvolvimento local.