Todos os campi

Acordo entre UFV e instituto de pesquisa francês promove ações no âmbito da agroecologia e movimentos feministas

21/06/2022

O acordo foi motivado para realização do Gengibre

A UFV e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) da França estão completando um semestre de acordo de cooperação internacional para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e já colhem frutos dessa parceria. Somente na Universidade, no momento, quatro estudantes dos programas de pós-graduação em Extensão Rural e em Solos estão desenvolvendo pesquisas de mestrado e doutorado vinculados a ele. É mais uma iniciativa que vem contribuindo para a internacionalização da instituição.

O acordo foi motivado para realização do projeto de pesquisa Gengibre - Relação com a natureza e igualdade de gênero. Uma contribuição à teoria crítica a partir de práticas e mobilizações feministas na agroecologia no Brasil. Lançado em julho de 2021 – com atividades programadas até 2024, financiadas pela Agência Nacional da Pesquisa da França –, o Gengibre tem o objetivo principal de compreender a relação entre mulheres envolvidas com a agroecologia e com movimentos feministas e a natureza. Ele é coordenado pela pesquisadora do IRD Isabelle Hillenkamp e conta com a colaboração de pesquisadores da UFV, vinculados aos departamentos de Economia Rural (DER) e de Solos (DPS), além do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, Sempreviva Organização Feminista e Universidade de Toulouse.

Na UFV, o acordo é coordenado pela professora do DER Maria Alice Mendonça e tem participação dos professores Alair de Freitas, também do DER, e Irene Cardoso, do DPS. A iniciativa já possibilitou diversas trocas de conhecimentos e experiências, incluindo visitas da pesquisadora do IRD à Viçosa. Das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Extensão Rural e em Solos da Universidade, três são de doutorado e uma de mestrado, englobando discussões sobre igualdade de gênero, sistema agroindustrial, sistemas agroalimentares camponeses e qualidade do solo, por exemplo. As próximas atuações acontecerão no colóquio franco-brasileiro De la démocratie au Brésil - Violence et politique, nos dias 28 e 29 de junho, e na Caravana Agroecológica e Feminista: um olhar sobre os conflitos socioambientais da Zona da Mata, marcada para os dias 12 a 15 de julho.

Os integrantes da comunidade universitária interessados em conhecer mais e participar do desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão em parceria com o IRD podem entrar em contato com a coordenadora institucional pelo e-mail maria.alice@ufv.br.