Todos os campi

Reitor busca interlocução com relator-geral do Orçamento da União para reverter cortes orçamentários

14/06/2022

Na reunião, em Brasília, foram apresentados dados sobre os desafios orçamentários das Ifes

Nesta terça-feira (14), o reitor Demetrius David da Silva se reuniu com o senador Marcelo Castro, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal e relator-geral do Orçamento da União de 2023, para discutir os constantes cortes orçamentários sofridos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O reitor da UFV estava representando a Comissão de Financiamento das Universidades Federais da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual é vice-presidente, junto ao reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, presidente da comissão.

Ao senador, Demetrius e Sylvio apresentaram dados sobre os desafios orçamentários que ameaçam o funcionamento das Ifes. De acordo com estes números, o valor previsto pela Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2022 já era insuficiente para a manutenção das atividades rotineiras de ensino, pesquisa e extensão, mas a situação se agravou ainda mais com os constantes bloqueios e cortes orçamentários realizados pelo Governo Federal nas últimas semanas.

Os reitores, que também estavam acompanhados do secretário-geral da Andifes, Gustavo Balduino, solicitaram o apoio do parlamentar para a necessidade de recomposição do orçamento das Ifes ainda no exercício de 2022 e também para o próximo ano. O senador agradeceu a visita dos representantes e demonstrou comprometimento pela busca de soluções para o orçamento das universidades.

De acordo com professor Demetrius, o encontrou marcou uma oportunidade muito produtiva de diálogo com uma comissão importante para as universidades no Senado. Ele também destacou a atuação, em conjunto com professor Sylvio, desde que assumiram a Comissão de Financiamento da Andifes, em promover articulações políticas para minimizar o impacto dos cortes orçamentários: “será um longo caminho, mas estamos abrindo boas possibilidades”.

Na foto abaixo, da esquerda para a direira, estão: Renatho (asessor do senador), Gustavo, Marcelo, Sylvio e Demetrius.

.