Todos os campi

UFV assina convênios com Finep para desenvolvimento na área de materiais avançados e de minerais estratégicos para inovação tecnológica

27/05/2022

A UFV assinou, nos últimos dias, três importantes convênios com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Eles estão relacionados às propostas contempladas na chamada Ação Transversal Materiais Avançados e Minerais Estratégicos, divulgada em 2020 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Finep. O objetivo do edital era apoiar, com recursos não reembolsáveis, projetos de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação executados na área de materiais avançados e de minerais estratégicos para inovação tecnológica em seis áreas temáticas: Saúde e Tecnologias Assistivas; Meio Ambiente; Defesa e Segurança Pública; Energia e Mobilidade; Descoberta Inteligente de Novos Materiais e Mapeamento Geológico Marinho.

Todos os convênios envolvem pesquisadores de diferentes áreas da ciência. Um deles - Aplicação de novos materiais em sensores microeletrônicos de baixo custo para detecção e prevenção de doenças em humanos e animais -, contemplado na temática Saúde e Tecnologias Assistivas, tem a coordenação do professor Clodoaldo Irineu Levartoski de Araújo, do Departamento de Física (DPF), com a participação de pesquisadores dos departamentos de Física, Engenharia Elétrica, Informática, Medicina e Enfermagem e Zootecnia. O convênio prevê um investimento de R$ 629.796,00 para a produção de dois sensores microfabricados. Um deles tem como objetivo a melhoria da produtividade do leite bovino, com a automatização do controle de seu pH e também da alimentação do gado. O outro sensor é voltado para a detecção portátil do Alzheimer por meio de análise eletroquímica.

Outro convênio diz respeito ao projeto Desenvolvimento de Materiais Avançados de Alta Performance para Baterias de Íons Lítio, aprovado na linha temática Energia e Mobilidade. Em 36 meses, serão investidos R$ 1.678.456,14 na produção e caracterização de novos materiais com potencial para impulsionar a geração e produção de energia de maneira mais sustentável. Coordenado pelo professor Sukarno Olavo Ferreira, do DPF, sua equipe é composta por pesquisadores dos departamentos de Física, Química e Engenharia Florestal.

O terceiro convênio assinado com a Finep tem como protagonista o projeto Materiais Quânticos: Spintrônica, Minerais Estratégicos e Machine Learning. Diferentemente dos outros dois que serão executados pela UFV, sob tutela da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, este projeto terá a Universidade como coexecutora. A execução será do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que dividirá com a UFV o investimento de R$ 1.962.521,40 para aquisição de equipamento e material de consumo.

Este último projeto envolve a modelagem e predição do comportamento de novos materiais com base em sua composição, micro e nanoestrutura e um levantamento histórico de processamento e interações para a produção de novos materiais e aplicação em áreas distintas. Na UFV, ele será coordenado pelo professor Joaquim Bonfim Santos Mendes, do DPF, de onde também são os outros integrantes da equipe. No CNPEM, o coordenador do projeto é o docente Adalberto Fazzio.

Na avaliação do professor Joaquim, que também é um dos coordenadores da proposta Desenvolvimento de Materiais Avançados de Alta Performance para Baterias de Íons Lítio, a aprovação na chamada MCTI/Finep reforça o alto nível das pesquisas realizadas na UFV. Especificamente sobre o projeto trabalhado em conjunto com o CNPEM, ele considera que o convênio será um passo importante para alavancar as pesquisas em materiais quânticos no Brasil.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Carvalho Guedes, a aprovação de mais três projetos junto à Finep é encorajadora pela “notória relevância dessa agência na implantação, expansão e manutenção da estrutura de pesquisa da UFV”. Ele considera “os financiamentos conquistados um reconhecimento importante da qualidade das propostas e dos grupos envolvidos, bem como do potencial deles para desenvolvimento adicional”.