Institucional

Todos os campi

UFV adapta Protocolo de Biossegurança Institucional ao encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional

23/05/2022

O Protocolo de Biossegurança Institucional teve mais uma atualização aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A atualização está de acordo com a portaria nº 913, do Ministério da Saúde, que “declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus” a partir de 23 de maio. A Espin estava em vigor desde fevereiro de 2020.

Apesar de ter sido adaptado em função do encerramento da Espin, o protocolo de biossegurança da UFV recomenda a imunização completa contra a covid-19, o uso contínuo de máscaras nos ambientes fechados dos três campi e a higienização das mãos. Conforme o documento, “considerar e reduzir riscos à exposição, mediante a valorização da própria saúde e da saúde do outro é fator essencial para o controle da transmissão e da gravidade decorrente do aumento do número de casos e/ou da emergência de variantes virais de preocupação”.

O protocolo institucional foi elaborado e atualizado pela Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (Biociss), do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, e complementado pelo Comitê Pós-Pandemia da Universidade. Confira o documento na página do retorno seguro.

Divulgação Institucional