Institucional

Todos os campi

Especialistas explicam que onda de frio dos últimos dias é atípica para esta época do ano

19/05/2022

Variações de temperatura num mesmo dia circularam pelas redes sociais em Viçosa esta semana

A onda de frio que atingiu o Sul e o Sudeste do Brasil esta semana pegou de surpresa até mesmo quem estava acostumado com o inverno em Viçosa. E assustou os calouros da UFV que procuraram o sol nos gramados para espantar o frio nos intervalos das aulas. Mas ainda estamos no outono e a boa notícia é que a friagem deve ir embora na próxima semana.

Além das temperaturas baixas na quarta (18) e quinta-feira (19), a amplitude térmica também chamou a atenção para esta época do ano. Na quinta-feira, a temperatura variou entre 5oC, ao amanhecer, e 20oC, no meio da tarde. A variação foi medida na estação meteorológica da UFV, que gera informações sobre o clima desde 1942. Os dados são utilizados por pesquisadores de diversos programas de pós-graduação e enviados diariamente para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O meteorologista e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Agrícola, Carlos Gurjão, chama a atenção para as diferenças de registros de máximas e mínimas em diferentes pontos da cidade, que movimentaram as redes sociais nos dias mais frios. “As temperaturas variam de acordo com vários fatores, entre eles o relevo e o efeito da urbanização. A presença de prédios e asfalto, por exemplo, altera um pouco para mais a temperatura”, explicou ele.

Segundo a professora do Departamento de Engenharia Agrícola, Hewlley Acioli Imbuzeiro, a queda brusca de temperatura é prevista para o outono, mas, neste ano, a dimensão do fenômeno realmente está atípica, atingindo regiões inesperadas. Ela explica que a média climatológica dos últimos 30 anos para o mês de maio é de mínimas em torno dos 13oC, portanto, os 5,3oC de quinta-feira estão muito abaixo da média. As temperaturas registradas esta semana estão abaixo até mesmo do esperado para o mês de julho, o auge do inverno. “Ainda não podemos afirmar se o fenômeno decorre das mudanças climáticas, mas, com certeza, é atípico", afirmou a professora.

Hewlley também esclarece que a sensação térmica dos últimos dias é de temperaturas ainda mais baixas porque a umidade relativa do ar também está bem abaixo do esperado para a época do ano. Além disso, houve rajadas de vento, que reforçaram ainda mais a sensação de frio intenso. A professora, que é meteorologista de formação, garante que a onda de frio deve melhorar a partir do próximo domingo (22), mas não voltaremos ao clima quente da semana passada, à medida que nos aproximamos do inverno.

Divulgação Institucional