Todos os campi

Parceria entre UFV-Rio Paranaíba e Receita Federal transforma aparelhos de TV em minicomputadores

18/05/2022

Os aparelhos receberam softwares de educação gratuitos

Nos próximos dias, a prefeitura de Rio Paranaíba repassará para escolas do município 45 minicomputadores com teclados. Eles foram doados pela UFV-Rio Paranaíba, em parceria com a Receita Federal de Uberlândia, por meio do projeto Além do Horizonte, cujo objetivo é reconfigurar aparelhos de TV box para dar a eles uma destinação sustentável. A doação aconteceu em uma cerimônia, realizada na prefeitura de Rio Paranaíba, nesta terça-feira (17).

Os equipamentos - importados de forma irregular ou adulterados para piratarias - são provenientes de apreensões durante ações de fiscalização da Receita Federal, Anatel e Agência Nacional do Cinema. Depois de apreendidos, eles foram encaminhados para as instituições públicas de ensino superior parceiras do projeto Além do Horizonte, para serem transformados em minicomputadores, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos.

No campus Rio Paranaíba, os aparelhos passaram por um processo de descaracterização realizado pela empresa júnior InfoALTO, presidida pela estudante Laura Guimarães Martins Arakaki. Os trabalhos foram coordenados pelo professor Rodrigo Moreira, do curso de Sistemas de Informações. Após a descaracterização, fiscais da Receita entregaram os atestados de uso dos equipamentos para a nova função. De acordo com o secretário de Educação de Rio Paranaíba, Júlio Fernandes, eles atenderão às escolas municipais Professor José Luiz de Araújo, João Antônio Mendes, João Barbosa de Barros e Presidente Tancredo Neves, no distrito de Guarda dos Ferreiros.

Na avaliação do diretor-geral do campus, Renato Ruas, os minicomputadores são um resultado importante entregue pela UFV à sociedade de Rio Paranaíba. Outros mais poderão vir, segundo ele, uma vez que a Receita Federal tem procurado estreitar relações com as universidades. “A UFV sempre se coloca à disposição para ajudar, fomentando também suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, conta. O professor Renato lembra que o campus Rio Paranaíba também realiza outros trabalhos com a Receita, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), coordenado pelo professor Edson Rodrigo de Almeida.

Além de representantes da UFV-CRP, participaram da cerimônia de entrega dos minicomputadores o prefeito Valdemir Diógenes, o secretário Júlio Fernandes, o delegado da Receita Federal de Uberlândia, Luiz Claudio Martins Henriques, e o chefe da Agência da Receita Federal em Patos de Minas, Juliano Gonçalves de Lima Magalhães.

Projeto

O projeto Além do Horizonte surgiu em Minas Gerais a partir de parcerias entre a Receita Federal e instituições de ensino superior (universidades federais de Viçosa, Uberlândia e Lavras e IF Sul de Minas) para destinação sustentável de mercadorias apreendidas. A primeira ação foi realizada em dezembro do ano passado, quando foram destinados 745 minicomputadores a escolas públicas de oito municípios mineiros. Este ano, em todo o Brasil, serão entregues 3.406 minicomputadores.

A cerimônia de entrega aconteceu na prefeitura de Rio Paranaíba

O trabalho da InfoALTO, presidida por Laura, foi coordenado pelo prof. Rodrigo