Institucional

Todos os campi

Batata-doce é tema de livro lançado pela Editora UFV

17/05/2022

.

Presente em todos os estados brasileiros e cultivada em uma área aproximada de 40 mil hectares, a batata-doce é considerada uma planta de ampla adaptação, alta tolerância à seca e fácil produção. Apesar disso, sua produtividade ainda é tida como baixa - em torno de 12 toneladas por hectare - especialmente devido à falta de conhecimento.

Para ajudar a superar esse obstáculo, acaba de ser publicado pela Editora UFV o livro Batata-doce: do plantio à colheita. A obra foi lançada na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), realizada em Palmas (TO), de 10 a 14 de maio. O evento de lançamento ocorreu no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa de Tocantins (FAPT) e contou com a presença de diversos pesquisadores e autoridades, entre as quais o secretário estadual de agricultura tocantinense, Jaime Café, o presidente da FAPT, Márcio Silveira, e o diretor da Editora UFV, professor Derly José Henriques da Silva.

O livro traz evidências científicas recentes relativas à batata-doce, abordando questões como exigências climáticas e fisiológicas, preparo do solo e plantio, bem como calagem e adubação apropriadas. A recomendação de genótipos e cultivares também é discutida, visando suprir uma das carências apontadas pelos pesquisadores nesse setor produtivo: a utilização de materiais genéticos obsoletos e suscetíveis a pragas e doenças de solo. Estas, igualmente, têm capítulos específicos a seu respeito.

Batata-doce: do plantio à colheita tem como editores os professores e pesquisadores Ranoel José de Sousa Gonçalves (UFCG) e Aluizio Borém (UFV). Para mais detalhes e aquisição, basta acessar o site da Editora UFV.

Na foto, um registro do diretor da Editora, Derly da Silva, com o secretário Jaime Café, o presidente da FAPT, Márcio Silveira, e com um dos autores do livro, o pesquisador Ildon Rodrigues.

Divulgação Institucional

.