Departamento de Informática celebra 30 anos de existência

13/05/2022

Da esquerda para a direita: Leacir, Carlos, Demetrius e Danielle

Professores, estudantes e representantes da Administração Superior celebraram, nesta quinta-feira (12), a abertura das comemorações dos 30 anos do Departamento de Informática (DPI) da UFV. A cerimônia deu início a uma série de eventos que acontecerão ao longo do ano para celebrar a história do DPI e promover a confraternização dos seus integrantes.

Criado em em 30 de abril de 1992, o Departamento, que está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), já formou 829 profissionais e 211 mestres, de acordo com os números citados pelo atual chefe do DPI, Carlos de Castro Goulart. Ele aproveitou a ocasião para agradecer nominalmente a todos os chefes do Departamento ao longo desses 30 anos pela contribuição de cada um para a consolidação e avanços do setor.

Avanços que também foram celebrados pela diretora do CCE, Danielle Dias Sant’Anna Martins, e pelo reitor, Demetrius David da Silva. Ambos agradeceram e parabenizaram todos aqueles que fizeram e fazem parte da história do DPI. O reitor ainda destacou as muitas perspectivas estratégicas que se apresentam para o futuro do Departamento e da Universidade, como a área de Inteligência Artificial. Ele reiterou a importância de se pensar, na UFV, “um projeto transversal que associe a Inteligência Artificial com outras áreas do conhecimento nas quais a Universidade é referência”.

Ao final, o professor aposentado Leacir Nogueira Bastos, primeiro chefe do DPI, acompanhado dos professores Luiz Carlos de Abreu Albuquerque, em exercício desde a criação do Departamento, e Vladimir Oliveira Di Iorio, aluno da primeira turma do curso de graduação, apresentaram o painel O DPI ao longo dos seus 30 anos. A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo Google Meet.

O evento aconteceu no auditório do CCE

Da esquerda para a direita: Leacir, Luiz Carlos e Vladimir