Todos os campi

UFV participa do Programa Zebu - Carne de Qualidade

10/05/2022

Renato Ruas, com o presidente da ABCZ, Rivaldo Borges Júnior, durante a inauguração

A UFV esteve presente na cerimônia de inauguração oficial da Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG). O evento, que fez parte da programação da 87ª ExpoZebu, na última semana, contou com a participação do diretor geral do campus Rio Paranaíba, Renato Ruas.

A Fazenda Experimental faz parte do Programa Zebu – Carne de Qualidade: Produção de Carne de Qualidade com Eficiência e Sustentabilidade, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). De forma geral, o projeto tem como objetivo avaliar o sistema de produção de carne bovina nacional utilizando a genética zebuína, por meio da recriação de machos PO, ou seja, puros de origem, para se medir o diferencial econômico do uso de genética zebuína PO de qualidade.

A equipe técnica responsável pelo programa é multidisciplinar e, além da UFV, reúne pesquisadores e técnicos da ABCZ, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (USP).

Durante a inauguração da Fazenda Experimental foi descerrada uma placa com os nomes das instituições participantes e dos produtores que fizeram a doação de animais para realização do projeto, que está em seu segundo ano de realização.

Renato Ruas destacou que a UFV já tem uma tradicional história de excelência em várias pesquisas do agronegócio em diversas regiões do Brasil e que, agora, a presença da Universidade na região do Alto Paranaíba passa a ser um elo forte para também estreitar e fomentar novas parcerias.