Todos os campi

Novos técnicos e docentes participam de cerimônia de boas-vindas à UFV

04/05/2022

A recepção foi para servidores admitidos desde janeiro

O Salão Nobre do campus Viçosa abriu as portas na manhã desta quarta-feira (4) para receber servidores técnicos e professores admitidos desde janeiro pela UFV. Embora a maioria já tenha assumido as suas funções, a cerimônia de recepção ainda não havia ocorrido devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19. Com o retorno integral das atividades presenciais na Universidade, finalmente ela pôde acontecer.

Os novos servidores foram recepcionados pelo reitor Demetrius David da Silva, pela vice-reitora Rejane Nascentes e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luiz Antônio Abrantes. Juntamente com os diretores dos centros de ciências e chefes de departamentos, eles deram as boas-vindas aos novos funcionários da UFV. Um deles, o engenheiro agrônomo Bruno Nery Fernandes Vasconcelos, foi o único empossado durante a cerimônia como professor do Departamento de Solos.

Em nome dos que chegaram recentemente à Universidade, Bruno agradeceu pela recepção e comentou sobre a alegria de trabalhar no local que o acolheu há pouco mais de 20 anos, quando veio de Belo Horizonte para cursar graduação, e onde também fez mestrado e doutorado. “É uma satisfação e um desafio entrar como docente na instituição ao lado de vários colegas que foram meus professores”, avaliou. Isso demonstra uma renovação natural que ocorre nas instituições, o que considera salutar. “Temos a oportunidade de conviver com as pessoas que têm mais experiência na docência e, ao mesmo tempo, trazemos elementos novos que podem dar novos tons e cores ao processo tão bonito, que é o do ensino e aprendizado”.

Entre os servidores recepcionados também estava a nova docente do Departamento de Nutrição e Saúde, Bárbara Pereira da Silva, lembrada pelo reitor em seu discurso de boas-vindas. As razões de o nome da professora ter sido citado estavam ao lado dela, sentados nas poltronas do Salão Nobre. Seus pais, Regina Célia Pereira da Silva e Fernando Antônio Pereira da Silva, fazem parte da história da UFV, onde também se formaram. Ele, já aposentado, e ela, atualmente assessora especial da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, se disseram felizes ao ver a filha professora na instituição onde cursou da graduação ao pós-doutorado e da qual nutrem muita gratidão. “Tudo o que temos, devemos à nossa Universidade Federal de Viçosa, que será minha para sempre”, disse Regina.

Desafios

A gratidão à UFV e o reconhecimento da importância dela nas suas histórias de vida também foram mencionados pelo pró-reitor e pelo reitor. O aprendizado adquirido e a trajetória de atuação na Universidade - inicialmente como técnico e, posteriormente, como professor – fundamentaram os votos do pró-reitor Abrantes de que os novos servidores tenham uma excelente carreira na instituição e façam um belo trabalho.

O reitor também registrou o desejo de que eles sejam felizes e deem continuidade “à brilhante história da UFV”. Ele manifestou sua satisfação de a Universidade voltar a realizar, depois de dois anos, a cerimônia de recepção aos novos servidores, ressaltando que os objetivos dela são tornar o momento da posse especial e possibilitar que as pessoas se conheçam.

O professor Demetrius citou o grande desafio pelo qual passam as universidades públicas federais que é dar provimento às vagas disponíveis para contratação de servidores. A cada dia, segundo ele, haverá menos servidores, especialmente técnicos administrativos, já que muitos cargos foram extintos.

A todos pediu que se desdobrem e não se esqueçam da responsabilidade que é ser membro da comunidade ufeviana. Aos docentes, particularmente, solicitou que “acolham verdadeiramente os estudantes e se lembrem que ser professor é mais do que transmitir conhecimento técnico”. Ele destacou ainda o desafio que têm de “garantir que os alunos que ingressam na UFV, independentemente de como chegam, saiam com o padrão de qualidade que marcou e marca a história de 95 anos da Universidade”.

Abaixo, os nomes dos recepcionados. Fotos da cerimônia podem ser conferidas no álbum disponível no link https://tinyurl.com/yckdh794.

Professores recepcionados

• Amanda Ferreira e Cunha (Departamento de Biologia Animal)

• Barbara Pereira da Silva (Departamento de Nutrição e Saúde)

• Beatrys Cardoso Mendes (Departamento de Arquitetura e Urbanismo)