Institucional
Todos os campi
02/05/2022
Trajetória de Angelita Habr-Gama é repleta de pioneirismos
Como parte da Programação do Integra Calouros, será realizada nesta segunda-feira (2), às 18h30, uma Aula Magna com a cirurgiã e pesquisadora Angelita Habr-Gama. O evento contará com transmissão ao vivo no canal da UFV no Youtube e tem como objetivo deixar uma mensagem de otimismo a todos os estudantes e servidores da UFV para o início do primeiro semestre letivo de 2022.
A palestrante é reconhecida como uma das médicas que mais contribuíram para o desenvolvimento da ciência, sendo incluída no final de 2021 entre os 2% de cientistas que mais se destacaram mundialmente e considerada uma das mulheres mais influentes do Brasil, pela revista Forbes, em 2020. Angelita Habr-Gama é professora titular emérita de cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), especialista em Gastroenterologia e Coloproctologia, cirurgiã do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretora do Instituto Angelita e Joaquim Gama.
Foi a primeira mulher residente de cirurgia do Hospital das Clínicas da USP, a primeira a chefiar os departamentos de Cirurgia e Gastroenterologia da FMUSP e a primeira a integrar o seleto grupo de 17 Membros Honorários da European Surgical Association. Publicou centenas de trabalhos científicos, ganhou mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, foi nomeada coordenadora no Brasil do Programa de Prevenção do Câncer Colorretal pela Organização Mundial de Gastroenterologia e fundou a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino. Preside ainda várias sociedades científicas, sendo membro honorária no centenário American College of Surgeons
A partir de sua própria trajetória, repleta de pioneirismos, Angelita falará na aula magna sobre a árdua caminhada da mulher ao encontro de sua participação no progresso do conhecimento, na conquista das liberdades individuais e da autodeterminação.
Exposição Cidades e Conflitos
A programação desta segunda-feira (2) também contará com a abertura da exposição Cidades e Conflitos a partir das 18h, na Pinacoteca da UFV. A mostra busca proporcionar uma viagem por várias cidades do mundo com as pinturas do artista e professor Ítalo Stephan, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, apresentando o traçado dos locais e suas peculiaridades sociais, políticas e econômicas por meio da arquitetura e da arte.
A entrada é gratuita e os interessados poderão conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30, até 12 de junho. É necessário utilizar máscara e apresentar comprovante vacinal completo contra a covid-19, além de documento pessoal, no momento da visitação.
A Cidades e Conflitos é uma das propostas selecionadas pelo Edital de nº 1/2021 de Exposições da Pinacoteca da UFV. A realização é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Divisão de Eventos.
Além da aula magna e da exposição, serão realizados o Festival de Ginástica, no Gramado das Quatro Pilastras, o Encontro com os Coordenadores de Cursos e um tour pelo campus Viçosa. Os detalhes estão na imagem abaixo e podem ser conferidos também no site www.integracalouros.ufv.br.
Divulgação Institucional
Programação de segunda-feira (2)
Institucional
Pesquisa aprimora tecnologia que substitui o ovo para pessoas veganas e alérgicas ao produto
14/08/2025
Serviços
Trecho da Avenida Purdue do campus Viçosa é fechado neste sábado
14/08/2025
Serviços
Sapiens informa aos professores sobre estudantes atendidos pela UPI
14/08/2025
Serviços
UFV Soccer Academy realiza pesquisa
13/08/2025
Pesquisa aprimora tecnologia que substitui o ovo para pessoas veganas e alérgicas ao produto
14/08/2025
PEC divulga editais Funarbex, Pibex e Pibex Jr de Iniciação à Extensão Universitária
13/08/2025
Campus Rio Paranaíba sedia II Fórum Educação no Alto Paranaíba
13/08/2025
Curso de Medicina Veterinária da UFV é acreditado por Sistema Arcu-Sul
13/08/2025
Inscrições para Programa de Avaliação Seriada para Ingresso na Universidade começam nesta quarta-feira
12/08/2025