Todos os campi

Reitor participa de reunião na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC

27/04/2022

Da esquerda para a direita: Sylvio, Adalton e Demetrius

Dentre os compromissos do reitor Demetrius David da Silva, nesta quarta-feira (27), esteve uma reunião na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação, em Brasília (DF). O reitor representou a Comissão de Financiamento das Universidades Federais da Andifes, da qual é vice-presidente, acompanhado do reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, presidente da comissão. Eles foram recebidos pelo subsecretário da pasta, Adalton Matos, para discutir demandas relacionadas às realidades orçamentárias das universidades federais.

Além de apresentar a nova composição e proposta de trabalho da Comissão de Financiamento pelos próximos dois anos, os reitores trataram de temas como os desafios enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) no cenário pós-pandêmico; o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023; a Proposta de Emenda Constitucional que retira as receitas próprias das Ifes do teto de gastos; entre outros.

Para o professor Demetrius, a reunião foi uma “oportunidade muito produtiva de estabelecer um canal de comunicação eficiente e ampliar a discussão sobre as demandas orçamentárias das universidades". Nesse sentido, os reitores fizeram um convite, a ser oficializado, para que o subsecretário participe da próxima reunião do Conselho Pleno da Andifes.

49 anos da Embrapa

Também nesta quarta-feira, o reitor participou da solenidade de aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A instituição, que comemorou 49 anos de existência, tem um histórico importante de parcerias com a Universidade Federal de Viçosa. Ao longo de quase cinco décadas, diversos ex-alunos da UFV fizeram e fazem parte da equipe de pesquisadores da Embrapa, como o atual presidente, Celso Moretti (foto abaixo).

Criada em abril de 1973, a Embrapa é uma empresa pública, com sede em Brasília, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Suas unidades de pesquisa espalhadas pelo país são especializadas em assuntos diversos e atuam “contribuindo com soluções para a agricultura brasileira”.

Celso Moretti, ex-aluno da UFV, durante a solenidade de aniversário da Embrapa