Falecimento

Todos os campi

Fernando Falco Pruski (1961-2022)

08/04/2022

Divulgação/Edson Oliveira

A UFV recebeu com muito pesar a notícia do falecimento, na quinta-feira (7), do ex-aluno e professor aposentado Fernando Falco Pruski. Natural de São Lourenço do Sul (RS), ele realizou o seu mestrado (1990) e doutorado (1993) na UFV e ingressou como docente no Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) da Universidade em 1994.

Reconhecido pesquisador na área de recursos hídricos e forte defensor das questões relacionadas ao uso da água na agricultura irrigada, Fernando Pruski foi homenageado pela UFV em 2008, com o recebimento da Medalha de Ouro Peter H. Rolfs do Mérito em Pesquisa. Permaneceu na Universidade até 2019, quando se aposentou.

Deixa um legado de produção científica e formação de recursos humanos, representação em conselhos de entidades de pesquisa e desenvolvimento, colaboração e parcerias com várias instituições, como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Embrapa e CNPq.

O corpo foi cremado na manhã de sexta-feira (8), em Porto Alegre (RS).

A UFV e o DEA solidarizam-se com os familiares e amigos.