Todos os campi

Protocolo de biossegurança é adaptado para retorno integral das atividades acadêmicas presenciais

05/04/2022

O uso de máscaras continua obrigatório nos ambientes fechados

Em função do cenário epidemiológico mais favorável no país e da proximidade da chegada de todos os estudantes (calouros e veteranos) aos três campi da Universidade no próximo dia 2 de maio, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou uma atualização do Protocolo de Biossegurança para retorno às aulas presenciais na UFV.

O documento, que havia sido divulgado em janeiro, foi elaborado pela Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (Biociss), do Departamento de Medicina e Enfermagem, e pelo Comitê Pós-Pandemia da UFV. Ambos foram responsáveis também pela sua atualização, aprovada pelo Cepe, em reunião nesta terça-feira (5).

O novo protocolo reafirma a necessidade de comprovação de imunização completa contra a covid-19 por estudantes, servidores e funcionários terceirizados para acesso aos espaços coletivos da Universidade - salas de aulas, laboratórios, auditórios, bibliotecas, moradias, restaurantes universitários (RUs) e áreas administrativas.

Também o uso de máscaras nos ambientes fechados dos campi continua sendo obrigatório, mesmo após a imunização completa. Nas áreas abertas (livres), no entanto, o uso delas será facultativo. O protocolo recomenda, contudo, que, por precaução, as pessoas optem pelas máscaras nos ambientes externos caso não seja possível o distanciamento adequado, como ocorre, por exemplo, em pontos de ônibus e aulas práticas.

O protocolo atualizado traz ainda novas orientações sobre a utilização dos restaurantes universitários, que voltarão a servir refeições com o retorno presencial de todas as atividades acadêmicas. Os marmitex serão fornecidos apenas às pessoas com fatores de risco para adoecimento grave em decorrência da covid-19, mediante solicitação à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.

O Protocolo de Biossegurança Institucional é voltado para toda a comunidade universitária e tem como objetivo padronizar as ações dos três campi no que diz respeito à prevenção da covid-19. Ele é resultado de frequentes reavaliações do contexto epidemiológico pela administração da Universidade, que se mantém atenta ao número de casos, internações e óbitos pela doença no país, especialmente em Minas Gerais e nas regiões onde os campi da UFV estão localizados. O documento poderá ser novamente atualizado caso as condições epidemiológicas continuem evoluindo favoravelmente.

Confira o protocolo no site da UFV, na página do retorno seguro.