Oportunidades

Todos os campi

Projeto internacional sobre tarifa zero seleciona voluntários

21/01/2022

Um projeto internacional de transporte gratuito realizado de forma colaborativa entre a UFV e Vrije Universiteit Brussels, da Bélgica, está com inscrições abertas para estudantes de todos os cursos interessados em participar de forma voluntária de uma pesquisa sobre implementação da tarifa zero em municípios brasileiros. Intitulado From Low Fares to No Fares: An Analysis of Economic, Operational, Socio-Spatial and Political Dynamics of Fare-Free Public Transport (LiFT), o projeto é financiado pela Research Foundation – Flanders (FWO) e Luxembourg National Research Fund (FNR).

Dentro da área de estudos urbanos críticos e estudos de transporte, a iniciativa busca explorar o papel das tarifas de transporte público nas transições de mobilidade. Os estudantes selecionados deverão realizar pesquisas em campo, durante o mês de fevereiro, nas cidades brasileiras previstas, com custos pagos pelo projeto. Interessados podem se inscrever até 31 de janeiro, por meio do formulário on-line.

O projeto tem como representantes na UFV os professores Carolina Margarido Moreira, Diogo Tourino de Sousa e Gustavo Soares Iorio, dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e Geografia, respectivamente. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: carolina.margarido@ufv.br.