Equipe do Projeto Francês no CAp-Coluni é premiada em concurso nacional

14/01/2022

Estudantes do Projeto Francês no Coluni conquistaram o terceiro lugar no concurso FrancEcolab Brasil. A equipe hippocampes, formada pelos alunos do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni), produziu e apresentou a reportagem Les microplastiques dans la chaîne alimentaire - une chaîne de problèmes (Os microplásticos na cadeia alimentar - uma cadeia de problemas), que discutiu os os perigos da poluição por microplásticos para a vida de animais marinhos. Com a classificação, o grupo garantiu um kit de equipamentos para o laboratório de ciências do Colégio.

Segundo Simone Dantas-Longhi, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Letras, ter acompanhado os estudantes se destacando em uma competição com alunos das melhores escolas bilíngues do Brasil foi gratificante. “O resultado superou todas as nossas expectativas. A maioria dos nossos alunos cursou apenas um ano de francês em nosso projeto e foi capaz de produzir um material de excelente qualidade. Estamos muito orgulhosos por este projeto que, além de formar nossos alunos em francês, trabalhou com um tema tão urgente e gerou uma videorreportagem que poderá ser usada posteriormente como material didático em aulas sobre ecologia”, afirmou.

O FrancEcolab é uma iniciativa da Embaixada da França e da Fondation Tara Océan, que busca sensibilizar os jovens em relação à responsabilidade ambiental e acompanhá-los em seus compromissos enquanto ecocidadãos. Mais de 3.500 estudantes, de 50 escolas públicas e privadas, que têm o francês como língua de ensino, realizaram projetos temáticos sobre a poluição de rios e oceanos por microplásticos. O concurso contou ainda com a parceria da Câmara de Comércio França-Brasil, de instituições nacionais e internacionais, como Unesco e Pnuma, e empresas associadas.

A etapa final da competição aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a estudante Luísa Batista Valério dos Santos, representando a equipe do projeto, e Juliete Campos Valente, monitora-regente do Francês no Coluni e mestranda em Letras. Integraram também a turma FrancEcolab os alunos: Beatriz de Oliveira Vieira, Eva Maria de Souza Fernandes, Giovanna Teixeira de Alcântara, Giselle Semião Fernandes da Silva, Heloisa Cruz Carvalho, Kauan Teixeira Pereira, Lara Gabrielle Martins, Larissa Gomes Cabreira, Letícia Fernandes Ferreira, Luíza Maria Pereira Campos, Mateus Bastos Soares, Mauro de Andrade Pinto, Paula Gabriela Lima Oliveira, Pedro Henrique Linhares de Sousa e Regyane Aparecida Bittencourt Marques.

O projeto Francês no Coluni foi criado em 2018 pela professora Simone Dantas-Longhi, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino e com o Cap-Coluni, com o objetivo de ser local de estágio regular para o curso de licenciatura em Letras-Francês. No último ano, o projeto teve o apoio da Embaixada da França e atendeu cerca de 120 alunos do Cap-Coluni distribuídos em turmas de três níveis, além da turma-projeto FrancEcolab.