Todos os campi

UFV amplia benefícios tecnológicos para comunidade universitária com aquisições de licenças do Google Workspace Plus

06/01/2022

O ano começou com uma importante novidade na área tecnológica: a UFV conseguiu adquirir as licenças do Google Workspace for Education Plus, antes denominado G Suite for Education. A nova assinatura permitirá a toda a comunidade acadêmica dos três campi ter acesso a mais benefícios, dentre eles: transmissão ao vivo usando o Google Meet para até 100 mil visualizadores no domínio; recursos de engajamento premium do Meet; que incluem perguntas e respostas interativas, enquetes e salas temáticas; reuniões com até 250 participantes e gravação das reuniões.

Como informou a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a adesão veio no momento certo, já que, em função das mudanças de política da Google para todas as universidades e institutos brasileiros, muitos serviços passariam a ser limitados ou não estariam mais disponíveis. Diante disso, a gestão da UFV priorizou os recursos para que a assinatura fosse possível, mesmo com as dificuldades orçamentárias. A aquisição foi realizada via dispensa de licitação por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por toda negociação com a Google para diversas instituições de ensino brasileiras, resultando em um desconto de mais de 80% no valor das licenças.

De acordo com a DTI, se a UFV não conseguisse adquirir as licenças do Google Workspace, haveria muitos prejuízos para toda a comunidade universitária, como a desativação do recurso de gravação das reuniões, que não será mais permitido para as assinaturas gratuitas, e a limitação de armazenamento para até 100Tb, o que causaria grande transtorno para adequação dos dados no drive, já que atualmente todos os arquivos dos usuários da UFV ocupam cerca de 240Tb.

A DTI ainda lembra que a adesão atual será mais do que suficiente para atender à demanda de armazenamento da comunidade universitária; no entanto, mesmo na assinatura paga, não há armazenamento ilimitado. Assim, é necessário que todos utilizem o drive com responsabilidade, apenas em atividades acadêmicas e não para armazenamento de arquivos pessoais. Caso contrário, será preciso estipular limites de armazenamento individuais no drive de cada usuário.