Todos os campi

UFV tem mais um membro na Academia Brasileira de Ciências

04/01/2022

Tiago Mendes desenvolve trabalhos com diagnóstico e fármacos para tratamento de doenças infecciosas

O professor Tiago Antônio de Oliveira Mendes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV, tomou posse no dia 1º de janeiro como membro afiliado para a Região Centro Oeste e Minas Gerais da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências da Saúde. Esta categoria, segundo o estatuto da Academia, valoriza jovens e promissores pesquisadores radicados nas regiões relacionadas. Historicamente, a UFV tem sete membros na ABC, cinco titulares e dois afiliados. Tiago é o primeiro fora das ciências agrárias.

A escolha dos novos membros foi realizada no início de dezembro pela Assembleia Geral Ordinária da Academia. A ABC é uma das mais antigas associações de cientistas no país. Foi fundada em 1916 como uma entidade independente que, entre outros objetivos, contribui para a formulação de políticas públicas baseadas no conhecimento científico e para a promoção da ciência em benefício da sociedade brasileira. A seleção dos seus membros é rigorosa para reconhecer os mais importantes pesquisadores brasileiros pela liderança que exercem no avanço das atividades científicas e tecnológicas do país.

Com apenas 35 anos, Tiago Mendes é professor da UFV desde 2016 e coordenador do Laboratório de Biofármacos, além de ser o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada.  Ele também coordena o grupo de pesquisa “Biologia Sintética e Modelagem de Sistemas Biológicos”, que desenvolve projetos envolvendo desenho ou alteração racional de rotas metabólicas e de sinalização de diferentes modelos de organismos. O grupo tem como objetivo produzir compostos de interesse biotecnológico de alto rendimento através de técnicas computacionais de biologia de sistemas e experimentais de engenharia genética.

O pesquisador tem trabalhado ativamente com o desenvolvimento de kits de diagnóstico e antígenos vacinais para importantes doenças que assolam o país, como a covid-19, leishmanioses, zika, dengue, helmintoses, leptospirose e doença de Chagas. Todos estes projetos resultaram no depósito de 34 patentes no Brasil e na União Europeia. No ano passado, o professor da UFV recebeu o importante prêmio da Fundação Bunge, na categoria “Juventude”, por suas pesquisas inovadoras e disruptivas em diagnósticos e controle de doenças infecciosas.

Para tornar-se membro da ABC, os pesquisadores são indicados pelos titulares e votados pelos demais. O professor Tiago conta que a indicação do seu nome foi feita pela professora Elizabeth Batista Fontes, de quem é colega e profundo admirador. “É uma honra para mim fazer parte da Academia, sobretudo neste ano tão importante para a saúde. O reconhecimento fortalece nossos esforços por uma ciência correta e bem feita na área da saúde”, disse ele. Ainda para o pesquisador, ter alguém da UFV na área da saúde da ABC indica o sucesso dos investimentos da Universidade em diversificar suas áreas do conhecimento.

Professores da UFV que são membros titulares da ABC:

• José Cândido de Mello Carvalho
  • Paulo Alvim