Todos os campi

Cooperação técnica entre UFV e Utramig prevê curso a distância de cuidador de idoso

20/12/2021

Um Acordo de Cooperação Técnica fechado, na manhã desta segunda-feira (20), entre a UFV e a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) irá trazer novas perspectivas de atuação para os cursos de Nutrição, Enfermagem, Medicina, Educação Física, Administração e Contabilidade da Universidade. Isso porque prevê o envolvimento de seus professores e alunos de graduação e de pós-graduação no Curso de Formação Inicial e Continuada de Cuidador de Idoso, na modalidade a distância.

Por meio deste curso, a Universidade estará diretamente envolvida na ampliação e fortalecimento de projetos de qualificação profissional do trabalho voltado para o cuidado com a pessoa idosa. Estará também contribuindo para a oferta de melhores oportunidades de emprego e renda em Minas Gerais, com a educação permanente de profissionais envolvidos em ações de promoção do envelhecimento saudável, ativo e cidadão.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado, na sede da Utramig, em Belo Horizonte, pelo seu presidente, Paulo Henrique Azeredo Nascimento, e o reitor Demetrius David da Silva, que estava acompanhado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto. Também participou o diretor de Qualificação e Extensão da Utramig, Rogério Luís Massensini. A princípio, a vigência do acordo será de 12 meses, podendo ser prorrogado. A professora Andréia Queiroz Ribeiro, do Departamento de Nutrição e Saúde, será a coordenadora da parceria pela UFV.

Além de fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, o reitor considera que o Curso de Formação Inicial e Continuada de Cuidador de Idoso irá consolidar a participação da UFV num debate significativo e necessário para o Brasil, que tem registrado uma tendência de envelhecimento de sua população. Ele destaca ainda, conforme indicado no Acordo assinado nesta segunda, que a consolidação da parceria com a Utramig fortalecerá a Política Nacional do Idoso e a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. As políticas institucionais da UFV e da Utramig também serão corroboradas, com a produção e disseminação de conhecimentos pelas duas instituições.

Na foto, um registro após a cerimônia de assinatura do acordo. Da esq. para a dir. o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Neto; o presidente da Utramig, Paulo Nascimento; o reitor Demetrius da Silva e o diretor de Qualificação e Extensão da Utramig, Rogério Massensini.