Todos os campi

Universidade se destaca em chamada para bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq

20/12/2021

De acordo com o resultado preliminar (anexo) divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), 70 projetos da UFV foram aprovados na Chamada nº 04/2021 e irão receber bolsas da modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ) em cinco categorias.

Dos selecionados, um bolsista é do nível 1A, seis do 1B, dez do 1C, 16 do 1D e 37 do nível 2. A lista completa dos classificados também pode ser conferida no site do CNPq. Com este resultado, novamente a UFV se sobressai como a segunda instituição de ensino superior de Minas Gerais com mais projetos selecionados. A proposta dessa Chamada é valorizar pesquisadores que tenham produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento dessa produção.

Também na Chamada nº 05/2021, para a concessão de bolsas de Produtividade Sênior (PQ-Sr), a UFV e a UFMG foram as únicas instituições mineiras com propostas aprovadas (anexo), entre as 59 selecionadas de todo o país. Os objetivos desta Chamada são reconhecer e valorizar pesquisadores que se destacam entre os seus pares como líderes e paradigmas na sua área de atuação, apresentando produção científica e/ou tecnológica de relevância.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Narciso Carvalho Guedes, ressalta a importância deste resultado, uma vez que “as bolsas de produtividade são reflexo da dedicação sustentada, fruto de anos de esforços consecutivos”.