Todos os campi

UFV realiza sua quinta solenidade de formatura durante a pandemia

17/12/2021

Rayane e Clarisse fizeram o juramento a distância

A quinta colação virtual durante a pandemia aconteceu, na tarde desta sexta-feira (17), para contemplar os alunos que não participaram da cerimônia realizada no dia 19 de novembro. Eles estavam envolvidos com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento de concluintes dos cursos de graduação. Colaram grau nesta cerimônia 248 formandos: 199 do campus Viçosa, 33 Florestal e 16 do campus Rio Paranaíba.

A cerimônia foi transmitida do Espaço Cultural Fernando Sabino. Estavam presentes o reitor Demetrius David da Silva, o pró-reitor de Ensino João Carlos Pereira da Silva e a secretária de Órgãos Colegiados substituta, Tatiana Miranda Costa. Virtualmente também participaram os pró-reitores, os diretores dos campi de Rio Paranaíba e Florestal e dos centros de ciências, além dos membros dos conselhos Universitário (Consu) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e os coordenadores dos cursos de graduação.

A oradora da turma, Rayane Oliveira da Silva, do curso de Pedagogia, também estava na cerimônia e falou sobre a saudade que ficará dos amigos que surgiram na rotina da UFV, da beleza dos campi, bibliotecas, jogos das Atléticas, das festas e dos restaurantes universitários. Ela lembrou as mudanças trazidas pelas aulas on-line e elogiou os esforços da comunidade universitária em manter a qualidade do ensino durante a pandemia. A formanda também lembrou aos colegas o compromisso com a defesa da universidade pública.

Em seu discurso, o reitor lamentou a ausência da tradicional solenidade presencial de formatura por causa da pandemia, mas lembrou que essa sempre será uma celebração de esperança em dias melhores para todos. Ele reiterou o pedido aos pais e amigos dos formandos para que defendam a UFV e as demais instituições de ensino superior que promovem o ensino público e de qualidade no país. “Apelo para o vínculo formado entre vocês e a Universidade para que a defendam. Desempenhem suas profissões com responsabilidade e se empenhem em divulgar o que o ensino público pode fazer por vocês”.

O reitor disse ainda que, neste momento, é preciso enfatizar as enormes dificuldades financeiras que a Universidade deverá enfrentar já a partir do próximo ano. “Desejo que a UFV tenha despertado em vocês a empatia e solidariedade aos que ainda vierem a ingressar na UFV, e que os valores elevados de resistir e persistir diante das dificuldades, aprendidos aqui, sustentem a caminhada de vocês e da nossa Universidade”.

Os pais dos formandos foram representados na cerimônia por Maria do Carmo Souza Silva e Cleves de Souza Caetano, que receberam uma placa da filha Clarisse Caetano, licenciada em Educação Física. O juramento foi conduzido a distância por Julian Caroline Almeida, formanda de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV-Florestal.

A cerimônia, transmitida pelo canal da UFV no YouTube, foi vista por mais de mil pessoas e acompanhada por comentários no chat. Os formandos já podem acessar, de forma remota, os certificados de conclusão dos cursos. Abaixo, alguns registros da cerimônia. Confira outras fotografias no álbum disponível em: https://photos.app.goo.gl/NDsC6WvxxssKsEPu9

O juramento foi conduzido por Julian Almeida, do campus Florestal

Cleves e Maria do Carmo foram homenageados pela filha Clarisse e cumprimentados pelo reitor