Todos os campi

Reforma no Alojamento Velho concilia preservação da história com segurança para moradores

15/12/2021

A revitalização do prédio será completa - do interior à fachada

Nos próximos meses, a moradia estudantil mais antiga da UFV, conhecida como “Alojamento Velho”, passará pela maior reforma desde a sua inauguração, em 1928. As obras já começaram e representarão um investimento de mais de R$ R$ 2,5 milhões. A maior parte dos recursos vem de uma parceria firmada pelo reitor Demetrius David da Silva com o Ministério Público do Trabalho.

O prédio - símbolo da assistência estudantil da Universidade - está desativado desde 2018, em função dos riscos representados pela sua estrutura física e pelas antigas instalações elétrica e hidráulica. Embora já tenha sofrido algumas intervenções em seus 93 anos de história, a maioria foi de caráter paliativo, tendo como objetivo o reparo de pequenos defeitos. A última delas aconteceu em 2002. A previsão é que a moradia volte a funcionar a partir do segundo semestre do ano que vem, oferecendo 176 vagas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração, a revitalização será completa - do interior à fachada, que será integralmente preservada. Para que os seus usuários tenham mais conforto, os quartos serão reformados e adaptados. Todos ganharão sala de estudo e cozinha. Também os banheiros serão projetados para o interior dos dormitórios e não mais para o corredor, como era antes. A edificação terá ainda dois quartos para pessoas com deficiência, onde serão instalados móveis especialmente projetados para que seus moradores tenham maior autonomia. Inclusive, o prédio contará com um elevador para acesso a esses quartos. A exemplo das outras moradias estudantis do campus Viçosa, o “Alojamento Velho” também receberá um sistema de aquecimento solar de água.

Projetos e sonhos

Para todas as reformas programadas, foram realizados projetos arquitetônico, de instalações elétricas, dados e telecomunicações, instalações hidrossanitárias e de prevenção e combate a incêndio e pânico. Todos demandaram levantamentos in loco, pois os projetos que já haviam sido realizados no prédio, em gestões anteriores, ou não continham as informações necessárias para a reforma ou não traziam as alterações feitas na edificação.

O projeto arquitetônico, em especial, passou por diversas revisões, para que fossem preservadas as características originais do prédio, especialmente da fachada, e o seu valor histórico. O “Alojamento Velho” foi um dos primeiros prédios construídos na Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), que deu origem à UFV. Inicialmente batizado como “Prédio do Dormitório”, ele segue o que ficou conhecido como arquitetura eclética, que misturava diferentes estilos e predominou entre meados do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Comunitários, professora Sylvia Franceschini, a manutenção do espaço do “Alojamento Velho” como moradia estudantil e a sua reforma estrutural é um sonho do movimento estudantil e da equipe da pró-reitoria.  “Essa moradia foi o início de uma vitoriosa história de nossa instituição, de compromisso com a inclusão e permanência de nossos estudantes, cujas ações têm reconhecimento nacional. Somos gratos à reitoria pela sensibilidade a essa causa e pelos investimentos feitos nas moradias estudantis. Isso agrega qualidade de vida aos nossos estudantes”.

As obras no “Alojamento Velho” fecharão o ciclo de reformas que, desde 2020, vem sendo realizadas pela atual gestão da Universidade nas moradias estudantis, que já receberam um investimento superior a R$ 15 milhões. Todas as seis disponíveis no campus Viçosa sofreram algum tipo de intervenção. Essas reformas vão ao encontro de reivindicações antigas do movimento estudantil e representam o compromisso da Universidade com a segurança, qualidade de vida e conforto de seus estudantes.

As obras representarão um investimento de mais de R$ R$ 2,5 milhões

Os quartos serão totalmente reformados e adaptados

As obras no Alojamento Velho fecharão o ciclo de reformas das moradias estudantis