Todos os campi

UFV participa da implantação da primeira unidade demonstrativa do Plano Conservador da Mantiqueira na Zona da Mata

14/12/2021

A unidade implantada em Rio Pomba servirá como referência para outros municípios da Mantiqueira

Professores e estudantes do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) concluíram, na última semana, a implantação da primeira unidade demonstrativa de técnicas de restauração do Plano Conservador da Mantiqueira na Zona da Mata, no município de Rio Pomba (MG). O Plano é uma iniciativa coletiva, que une agentes da esfera pública, terceiro setor e instituições de ensino interessados em promover a restauração de paisagens na região de influência da Serra da Mantiqueira.

A ação é fruto de parceria do DEF com a prefeitura de Extrema (MG), onde o projeto começou, em 2015, e as seguintes organizações: World Resources Institute (WRI) Brasil, The Nature Conservancy (TNC), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba, com apoio da G4 Soluções Ambientais, Atlas Digital, Multiplanta e Prefeitura de Rio Pomba. No DEF, o trabalho é coordenado pelo professor Laércio Jacovine e pela doutoranda Valéria Silva.

Segundo os coordenadores, a unidade de Rio Pomba apresenta a condução da regeneração natural, plantio convencional de mudas e sistemas agroflorestais. Oferece ainda atividades para prover a melhoria dos serviços ecossistêmicos relacionados ao clima, água, solos e biodiversidade, bem como  análises econômicas e produtivas associadas a cada técnica utilizada.

O objetivo principal do Plano Conservador é promover a restauração florestal de espécies nativas em cerca de 1.500.00 hectares de 425 municípios da área de influência da Serra da Mantiqueira dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Unidades como a implantada em Rio Pomba deverão proporcionar capacitações, dias de campo e geração de conhecimento a ser compartilhado com gestores municipais, extensionistas, produtores rurais e estudantes sobre possibilidades de adequação ambiental de propriedades rurais, garantindo a manutenção da prestação de serviços ecossistêmicos.