Todos os campi

Comitê Pós-Pandemia realiza última reunião do ano e mantém cautela nas decisões

09/12/2021

O Comitê Pós-Pandemia realizou, nesta semana, a sua última reunião de 2021. E assim como ocorreu em todas as outras promovidas desde que foi criado, em julho de 2020, seus integrantes deliberaram sobre diferentes assuntos – da autorização ou não para a realização de atividades presenciais nos três campi a ajustes dos protocolos de biossegurança. Para todas as decisões foi considerado o contexto atual da pandemia de covid-19, em que o mundo aguarda informações mais precisas sobre o comportamento da nova variante ômicron, que já tem casos confirmados no Brasil.

A cautela nas decisões tomadas nessa última reunião se repetiu algumas vezes nos 11 encontros virtuais dos integrantes do comitê, ao longo de 2021. O agravamento ou a melhora no panorama epidemiológico sempre conduziu as definições do grupo, cujo compromisso prioritário é assegurar a saúde da comunidade universitária. Foi a partir da avaliação do contexto pandêmico que o comitê deliberou, este ano, por exemplo, sobre a retomada das atividades presenciais dos setores administrativos, tendo em vista a imunização dos servidores técnicos e docentes e dos terceirizados da instituição. Por meio de orientações do comitê, foram e ainda continuam sendo realizados diagnósticos, avaliações e readequações dos ambientes, campanhas educativas e muitas outras ações que vêm ajudando no planejamento do funcionamento da Universidade nestes tempos tão difíceis.

Os desafios são inúmeros, conforme avalia a vice-reitora Rejane Nascentes, que preside o comitê composto por outros 17 membros, que incluem os diretores dos campi Florestal e Rio Paranaíba, pró-reitores, diretores dos centros de ciências e do CAp-Coluni, bem como técnicos e representantes estudantis e de sindicatos dos servidores da UFV. Diante de tudo o que a pandemia vem acarretando, a vice-reitora considera os trabalhos do comitê de grande importância, pelas reflexões que promove para a defesa e preservação da instituição.

Ao fazer um balanço sobre a atuação do grupo em 2021, a professora Rejane ressalta que tudo transcorreu fundamentado na necessidade de prudência e de planejamento. “A pandemia nos impôs um conjunto de circunstâncias que exigiram atenção constante e ininterrupta. Diante de tantos desafios e incertezas, todos os esforços e decisões foram baseados, sobretudo, na valorização da vida e da segurança dos membros das comunidades universitárias dos três campi”. Para 2022, a expectativa da presidente do Comitê Pós-Pandemia é retomar o cotidiano da vida universitária em todas as suas dimensões. “Que possamos reencontrar os caminhos do viver sem as ameaças e os riscos da pandemia”, deseja a professora Rejane.