Todos os campi

Segunda edição do livro Melhoramento de Plantas para Estresses Abióticos é lançada pela Editora UFV

03/12/2021

A obra está disponível para venda no site da Livraria UFV

Como lidar com as consequências da atual crise hídrica na produtividade das culturas agrícolas? De que modo temperaturas elevadas, solos com escassez ou excesso de substâncias e outros estresses podem ser mitigados? E quais as contribuições provenientes das mais recentes pesquisas em genética para solucionar esses problemas? Estas e outras circunstâncias que impactam desde a segurança alimentar até a solidez da economia brasileira são discutidas na recém-lançada segunda edição revista e ampliada de Melhoramento de Plantas para Estresses Abióticos, da Editora UFV.

Editado pelos professores Aluízio Borém, do Departamento de Agronomia da UFV, e Roberto Fritsche-Neto, da Universidade de São Paulo, o livro aborda variados tipos de estresses abióticos – condições menos favoráveis ao cultivar, relacionadas ao ambiente onde está inserido. Em cada um dos 16 capítulos, os autores – pesquisadores de diversas prestigiadas instituições no país – discutem um tópico. Tolerância e eficiência; estresse hídrico, salino e a altas temperaturas; deficiência de nitrogênio e fósforo; presença de alumínio e contaminações por metais pesados; e variados melhoramentos de plantas são discutidos na obra.

Todas as informações sobre o lançamento da segunda edição de Melhoramento de Plantas para Estresses Abióticos podem ser conferidas na matéria Estresse abiótico: você sabe o que é e como lidar? Lançamento da Editora UFV trata do tema, divulgada no site da Editora UFV. Já a obra pode ser adquirida no site da Livraria UFV.