Todos os campi

UFV e Universidade Agrícola de Nanjing assinam acordo que prevê intercâmbios e oferta de cursos de mestrado

29/11/2021

A cerimônia foi transmitida pela internet (foto: Diário do Povo Online)

O Gabinete de Relações Exteriores da província de Jiangsu, da China, e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do estado de Minas Gerais promoveram uma cerimônia especial para celebrar o 25º aniversário da cooperação econômica e cultural estabelecida entre a província chinesa e o estado brasileiro. A Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Agrícola de Nanjing (NAU, na sigla em inglês) participaram do momento assinando um novo acordo de fomento de intercâmbios entre professores e estudantes das instituições e de oferta de cursos de mestrado em conjunto. A cerimônia aconteceu na manhã da última sexta-feira (26), na China, ou noite de quinta-feira (25), no Brasil.

A assinatura do novo acordo foi realizada pela vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, e pelo vice-presidente da NAU, Hu Feng. Com ela, as duas instituições reforçaram suas expectativas e disposições em relação à parceria que já existe desde 2019 e que, assim que as restrições sanitárias impostas pela pandemia da covid-19 permitirem, será intensificada. A vice-reitora da UFV, inclusive, aproveitou para lembrar e destacar algumas conquistas já obtidas por meio da parceria.

De acordo com Rejane, na primeira visita da UFV na NAU, em setembro de 2019, foram identificadas possibilidades de parceria principalmente nas áreas de zootecnia, proteção de plantas e processamento de produtos animais. Já a segunda visita, em dezembro do mesmo ano, foi marcada pelo encontro de professores e pesquisadores das ciências humanas e sociais. A partir desses contatos, integrantes das duas instituições tiveram a oportunidade de interagir e trocar conhecimentos por meio de uma rodada de palestras sobre os desafios impostos pela pandemia – organizada pela NAU, em abril de 2021 – e por meio de um evento realizado conjuntamente em outubro de 2021 com discussões de temas de pesquisa promissores para a parceria, sobretudo nas áreas de zootecnia, agronomia e ciências humanas.

Apesar da relação entre UFV e China ser abrangente, a parceria com a NAU é a mais intensa, contou o diretor de Relações Internacionais da UFV, Vladimir Oliveira Di Iorio, que também participou da cerimônia. “Temos excelentes expectativas em relação aos resultados que esta parceria ainda pode trazer”, a vice-reitora afirmou.

Também estiveram presente o vice-diretor-geral da Academia de Ciências Agrícolas da província de Jiangsu, Liu Jiandong; o cônsul-geral do Brasil em Shanghai, Gilberto Moura; o diretor de Atração de Investimentos da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do estado de Minas Gerais, Ronaldo Barquette; o secretário de Gerência Estratégica e Desenvolvimento Econômico da cidade de Pouso Alegre, Paulo Pereira, e o assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Francisco Murilo Zerbini Junior.