Todos os campi

UFV é agraciada como universidade mais empreendedora de Minas Gerais

25/11/2021

O anúncio foi acompanhado por diversos representantes do movimento de empreendedorismo do estado

A UFV é a universidade mais empreendedora de Minas Gerais. A instituição foi agraciada com o Prêmio Universidade Empreendedora Mineira pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores - Brasil Júnior, a partir do resultado estadual do Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) de 2021. O anúncio, tanto do resultado estadual quanto do Prêmio, foi realizado virtualmente pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg) na noite de quarta-feira (24). As universidades federais de Minas Gerais e de Lavras foram consideradas, respectivamente, a segunda e a terceira mais empreendedoras do estado.

O objetivo principal do Ranking das Universidades Empreendedoras é indicar soluções para a melhoria das universidades e do ensino superior do Brasil. Ele é realizado a cada dois anos, considerando percepções de estudantes e dados disponibilizados pelas instituições e coletados na internet. Tudo é analisado e avaliado dentro das seis dimensões da iniciativa: capital financeiro, cultura empreendedora, extensão, infraestrutura, inovação e internacionalização. A expectativa é que a Brasil Júnior divulgue o resultado nacional do RUE de 2021 no dia 8 de dezembro.

De acordo com a coordenadora da Central de Empresas Juniores da UFV (Cemp), a professora do Departamento de Engenharia Civil Cibele Clauver de Aguiar, o Prêmio desta quarta-feira reconheceu e consagrou o movimento de empreendedorismo da instituição. “Mostra que estamos no caminho certo. Nossa Universidade tem o empreendedorismo em seu DNA e queremos desenvolvê-lo cada vez mais”, disse. O destaque obtido dentre as universidades mineiras, para ela, é um marco histórico: “pode-se certamente afirmar que a UFV é uma potência empreendedora. Sigamos evoluindo nessa direção”.

TOP 3

A partir do resultado estadual do RUE de 2021, foi possível conhecer os desempenhos das universidades mineiras dentro das seis dimensões da iniciativa. Em todas elas, a UFV esteve dentre as três melhores ou no TOP 3, como anunciado pela Fejemg. Nas dimensões capital financeiro, cultura empreendedora, extensão e infraestrutura, a UFV ficou na primeira colocação. Em internacionalização, ela ficou no segundo lugar. Já em inovação, a instituição ficou no terceiro lugar.

O Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq) também divulgou a premiação, ressaltando a atuação dos diversos grupos de empreendedorismo dos três campi da UFV, além do comitê que a Cemp organizou para disponibilizar “os dados necessários para que a comissão do RUE tivesse, em mãos, todas as informações necessárias para avaliar a realidade vivenciada pela Universidade”.

Para saber mais sobre o movimento de empreendedorismo da instituição, basta acessar os sites do Tecnoparq e da Cemp.