Institucional

Campus Viçosa

Tecnoparq desenvolve 11 startups sul-africanas em programa de incubação

24/11/2021

Como parte do Programa de Incubação Cruzada Virtual de startups Brasil - África do Sul, o Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq) recebeu virtualmente onze startups sul-africanas durante este mês. O edital, em que apenas o Tecnoparq e uma incubadora de Campos dos Goytacazes (RJ) foram selecionados como representantes brasileiros, teve como objetivo principal apoiar agritechs nacionais e sul-africanas rumo à internacionalização de seus negócios.

O Tecnoparq recebeu as seguintes empresas: Agrishelves Marketplace, Biotikum, Bind Biotech, Figtory Smart Facilities, Forsilvitech, Iraka Biotech, Kgarose Kgaros, Khepri Innovations, Nosetsa, Summer Trading 87 T.A. Setsong Tea Crafters e The Golden Goose Catering and Cake Decorating. De acordo com a diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), Adriana Ferreira de Faria, essa foi uma das maiores ações referentes à internacionalização que o Parque Tecnológico de Viçosa já realizou. Ela destacou que o programa simbolizou “a materialização dos esforços do Tecnoparq para a internacionalização de sua atuação e os resultados alcançados são um reconhecimento do trabalho da Incubadora no apoio do desenvolvimento de negócios inovadores mundialmente”.

Foram quase 40 horas de conteúdo fornecidas às startups sul-africanas apoiadas, em uma agenda composta por uma imersão virtual no ecossistema de empreendedorismo e inovação. A iniciativa ainda contou com sessões preparatórias sobre acesso a mercado, capacitações técnicas, seminários sobre o ecossistema de inovação, mentorias, treinamento de pitch, acesso a investidores locais, business matchmaking e networking qualificado.

A ação foi resultado da parceria entre a Embaixada do Brasil na África do Sul, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), com o apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Além destas parcerias, a operacionalização do programa ainda contou com a participação do Tecnoparq, da Teccampos, da Agência de Inovação Tecnológica (do inglês Technology Innovation Agency, TIA), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais.

Divulgação Institucional