Todos os campi

Rede de Apoio à Pessoa Idosa lança coleção de gibis com participação da UFV

30/11/2021

Os gibis tratam da violência contra a pessoa idosa e seus direitos

A Rede de Apoio à Pessoa Idosa (Rapi), que, de maneira colaborativa e pioneira em Minas Gerais, busca valorizar a população idosa e combater o idadismo – preconceito em função da idade –, disponibilizou a coleção de gibis Geração Prateada. A produção, que tem o objetivo de disseminar informações sobre violência contra a pessoa idosa e sobre seus direitos, foi coordenada pela UFV, Coordenadoria Estadual de Política para Pessoa Idosa (Cepid) e Conselho Estadual da Pessoa Idosa. O lançamento ocorreu durante a Semana de Valorização da Pessoa Idosa, no final de outubro.

A atuação da Universidade, que envolveu o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância e os departamentos de Administração e Contabilidade (DAD), de Comunicação Social e de Nutrição e Saúde (DNS), também está inserida no âmbito de um acordo de cooperação firmado entre a instituição e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a execução do Pacto Nacional de Implementação de Direitos da Pessoa Idosa. A produção dos gibis, portanto, contou com diversos agentes municipais, estaduais e nacionais para fortalecer as políticas públicas direcionadas para a população idosa.

A coleção é composta por três volumes, que abordam direitos, os conselhos municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e a importância do Fundo do Idoso. As escolhas temáticas foram realizadas a partir da atuação e das percepções da Cepid e de grupos de pesquisa do IPPDS sobre a importância e necessidade das abordagens. Segundo Simone Martins, que é professora do DAD e uma das coordenadoras institucionais dos projetos que fazem parte do acordo de cooperação, a expectativa é que as informações presentes nos gibis possam causar impacto em prol de uma sociedade mais justa para diferentes idades: “espera-se que, ao disseminar conhecimentos sobre os direitos da pessoa idosa, sobre os conselhos e fundos de Direitos da Pessoa Idosa para diferentes públicos, em especial o infanto-juvenil, estejamos promovendo a educação sobre o envelhecimento, favorecendo a solidariedade e o respeito entre diferentes gerações”.

Os gibis estão disponíveis no site www.ippds.ufv.br/producoes e, de acordo com Simone, têm potencial como conteúdo educacional: “que os gibis possam ser inseridos em programas educacionais em todo o Brasil e sirvam de instrumento, para uso nos conselhos, no processo de sensibilização da população brasileira para a necessidade de dar proteção e ampliar os direitos da pessoa idosa”. Futuramente, a Rapi prevê a distribuição de cópias impressas, mas aqueles que já quiserem ter o material podem solicitar a versão para impressão pelo e-mail ippds@ufv.br.

A Rede

A Rede de Apoio à Pessoa Idosa foi criada durante a pandemia de covid-19, período que revelou diversas carências e necessidades enfrentadas pela população idosa nos ambientes familiares e  Instituições de Longa Permanência de Idosos. “A UFV tem sido grande parceira dos governos federal, estadual e municipais no fortalecimento de políticas públicas voltadas para o envelhecimento e para a atenção à pessoa idosa. Além do apoio científico, na condução de pesquisas para subsidiar os governos na implementação de ações e políticas, a Universidade tem desempenhado papel central no apoio técnico a municípios para fortalecimento das políticas locais, seja no âmbito da gestão, seja no âmbito da sociedade civil organizada, como se pode destacar em nossas últimas ações de oferta de cursos de capacitação para conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa e multiplicadores”, destacou Simone.

Na UFV, os projetos que integram o acordo de cooperação também contam com a coordenação das professoras Andréia Queiroz Ribeiro, do DNS, e Tainá Rodrigues Gomide Souza Pinto, do DAD.

Felipe Azevedo – estagiário