Todos os campi

Conselho Universitário aprova abertura de todos os órgãos da instituição e orienta para retorno seguro das atividades

27/10/2021

O Conselho Universitário (Consu) da UFV decidiu pela abertura de todos os órgãos da instituição, dando continuidade ao retorno gradual e seguro ao trabalho presencial de seus servidores, o que já vem ocorrendo, de forma progressiva, nos três campi. O assunto foi deliberado na última reunião do Conselho, no dia 22 de outubro.

As orientações para que a abertura transcorra com segurança, conforme recomenda a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, estão na resolução (anexa), assinada pelo reitor Demetrius David da Silva e divulgada nesta quarta-feira (27). Vale ressaltar que o documento da UFV diz respeito apenas ao trabalho dos servidores técnicos e docentes. O retorno das atividades acadêmicas presenciais está previsto para janeiro de 2022, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Com a publicação da resolução, que entrará em vigor a partir de 3 de novembro, os diretores de órgãos e setores administrativos e acadêmicos deverão orientar os chefes de suas unidades e departamentos para a continuidade do retorno. Contudo, de acordo com a resolução, somente deverão exercer suas atividades de forma presencial os docentes e técnicos dos três campi que já tiverem completado o ciclo vacinal de imunização contra a covid-19 (desde que transcorridos mais de 30 dias) ou que tenham restrição médica devidamente comprovada para não se vacinar.

Exceto os servidores em atividades nas áreas de segurança, saúde, comunicação e acadêmica (ensino, pesquisa e extensão), estarão desobrigados do retorno presencial aqueles que apresentarem as condições ou fatores de risco previstos na Instrução Normativa nº 90, também listados na resolução do Consu. Neste caso, como já vem sendo recomendado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, é preciso justificar a necessidade do trabalho remoto, mediante autodeclaração, que deve ser encaminhada para o e-mail institucional das chefias imediatas.

Entre as orientações dispostas na resolução anexa estão a lembrança de que enquanto durarem as medidas para o enfrentamento da pandemia, é OBRIGATÓRIO o uso de máscara em todos os ambientes da UFV. Esses, por sua vez, continuam sendo adaptados para que não haja concentração e proximidade de pessoas durante o trabalho. Para o retorno das atividades, permanecerão sendo observados os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.