Universidade recebe homenagem da Câmara Municipal de Viçosa

20/10/2021

A placa foi entregue ao reitor pelo vereador Rafael Cassimiro

A UFV foi homenageada pela Câmara Municipal de Viçosa, nessa terça-feira (19), em reconhecimento público ao trabalho de excelência realizado ao longo dos seus 95 anos de história. Para marcar a ocasião, o reitor Demetrius David da Silva recebeu uma placa e moção alusiva durante a 30ª reunião ordinária da Câmara Municipal.

A homenagem ocorreu por meio do requerimento nº 038/2021, de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara, Rafael Magalhães Cassimiro, e assinado pelos vereadores Bartomélio da Silva Martins, Daniel Cabral, Edenilson José Oliveira, Jamille Gomes e Marly Coelho Januário.

O autor do requerimento afirmou ser uma honra homenagear a UFV como forma de reconhecer o trabalho que a Universidade sempre prestou, sendo excelência em ensino, pesquisa e extensão. Ele destacou “a parceria e a importância da UFV para a cidade de Viçosa e seus impactos econômicos, sociais, ambientais e, claro, no âmbito educacional”. Lembrou também que a UFV “tem sido essencial por contribuir muito para o enfrentamento da pandemia tanto com a realização de testes quanto na campanha de vacinação”. Rafael Cassimiro desejou ainda “que a Universidade continue prosperando e sendo símbolo de sucesso em Minas Gerais e no Brasil” e, por fim, parabenizou “a todos que fazem parte dessa história, que tanto nos enche de orgulho”.

O reitor Demetrius David da Silva expressou a gratidão, emoção e alegria de “receber essa belíssima homenagem, representando toda a comunidade da UFV, que certamente se encontra muito feliz por esse reconhecimento e se orgulha de ter o nome de Viçosa na Universidade e carregá-lo pelo Brasil e mundo afora”. O reitor lembrou que, nesse momento difícil vivenciado com a pandemia de covid-19, a UFV se mostrou ainda mais aberta a acolher a comunidade e isso repercutiu nos dados divulgados nesta terça-feira (19). Eles demonstram que Viçosa teve a menor média de mortes de todas as cidades da região, sendo ainda o município que mais imunizou e, consequentemente, mais protegeu a população, até o momento, a partir de uma parceria entre a UFV, a Prefeitura e todos os cidadãos viçosenses. O reitor ressaltou que a Universidade continuará seguindo a sua missão, “sempre aberta para toda a comunidade, 24 horas por dia, durante todo o ano, por saber da sua importância para a nossa cidade e região”.

Esta foi a quarta homenagem que a UFV recebeu de câmaras municipais em 2021. As outras três foram em Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Arapuá.