Todos os campi

Estudante da UFV-Florestal colabora com a Google na busca de soluções para localização de empreendimentos

18/10/2021

Germano Barcelos é aluno de Ciência da Computação

O estudante Germano Barcelos, do curso de Ciência da Computação da UFV Florestal, participou de um programa da empresa Google na busca de soluções para o problema de localização de instalações. Entre mais de quatro mil candidatos, Germano foi um dos escolhidos para participar do Google Summer of Code. Orientado por pesquisadores da UFV e de diferentes partes do mundo, ele colaborou na criação de um código aberto para um repositório de soluções.

Segundo Germano, desde a Revolução Industrial, empresários e gestores públicos buscam ajuda para decidir quais os melhores locais para sediar novos empreendimentos. A definição leva em consideração muitas variáveis, como rede de transportes e disponibilidade de matérias-primas, por exemplo. O mesmo vale para decidir um bom local para construção de um hospital ou núcleos de Corpo de Bombeiros. Os modelos já desenvolvidos são colaborativos e buscam soluções para problemas cada vez mais complexos, criando uma biblioteca de códigos para programação. Com a ajuda dos mentores James Gaboardi, Qunshan Zhao e Levi John Wolf, Germano contribuiu para o repositório spopt, pertencente ao projeto PYSAL.

Germano Barcelos integra o Núcleo de Estudos em Sistemas Pervasivos e Distribuídos (Nesped), em Florestal, e é orientado em sua iniciação científica pelo professor Fabrício Silva, em projetos financiados pela empresa Cinnecta. O estudante conta que sempre teve vontade de participar de projetos de código aberto. “Essa oportunidade me proporcionou experiências fantásticas, como desenvolver testes e automatizá-los, usando ferramentas de integração contínua. Além disso, um dos principais pontos dessa experiência foi participar de uma comunidade que não é brasileira. "Aprendi a comunicar de uma forma mais objetiva para que as reuniões fossem proveitosas”, disse ele.