Todos os campi

Representantes do Mapa e da Câmara de Conceição do Mato Dentro visitam a UFV

15/10/2021

Rejane, Andressa, Demetrius e Maria Lúcia se reuniram na reitoria da UFV

Na última sexta-feira (15), o reitor Demetrius David da Silva recebeu a diretora do Departamento de Estruturação Produtiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andressa Beig Jordão. Acompanhados da vice-reitora Rejane Nascentes e da professora do Departamento de Engenharia Civil Maria Lúcia Calijuri, eles discutiram alguns dos trabalhos realizados pela UFV em parceria com o Mapa, em especial, o projeto Propaga Palma.

A ação, coordenada pela professora Maria Lúcia, prevê a distribuição de 1,5 milhão de mudas de palma forrageira resistente à Cochonilha do Carmim para 150 produtores rurais de baixa renda do Semiárido brasileiro. A planta é responsável por parte da alimentação dos rebanhos da região e sofre com a infestação do inseto. A UFV, contratada como executora da iniciativa, está contribuindo com a micropropagação e distribuição da espécie resistente à praga, para que agricultores familiares tenham disponibilidade de alimento para os animais e reduzam as perdas nas criações.

O trabalho foi elogiado por Andressa, que o classificou como um “projeto de inovação”. Percepção compartilhada também pela ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, durante sua visita à Universidade em agosto deste ano. Na ocasião, a ministra mostrou um interesse especial pelo projeto e sua importância para a revitalização socioeconômica do Semiárido brasileiro. Devido a essa importância, foi discutido, durante a reunião, o interesse de ambas as partes em renovarem a parceria para execução do projeto, que tem encerramento previsto para 2022.

À diretora, o reitor agradeceu pela visita e por toda colaboração do Mapa, que definiu como “um grande parceiro da UFV”. Ele ainda destacou a importância destes acordos para a continuidade das pesquisas na Universidade, em um momento de escassez de recursos por parte dos órgãos de fomento.

Vereadores de Conceição do Mato Dentro

Ainda na manhã de sexta-feira, o reitor recebeu um grupo de representantes do legislativo do município mineiro de Conceição do Mato Dentro (CMD). Os vereadores Dayse Mariano de Paula, Wander Rosa de Santana, Cláudio Alexandre Rodrigues de Oliveira e Rômulo Michell do Carmo Fernandes conheceram a Universidade e discutiram sobre o convênio firmado pela prefeitura do município com a UFV para o oferecimento de cursos no Polo de Ensino a Distância de CMD.

Na reunião também estava presente, além da vice-reitora, o coordenador da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV (Cead), Francisco de Assis Pinto, que esclareceu as dúvidas dos vereadores sobre o convênio, encerrado neste ano.

Na foto abaixo, da direita para à esquerda, estão: Rômulo, Francisco, Dayse, Demetrius, Rejane, Cláudio e Wander.