Prêmios

Todos os campi

Equipe da UFV vence Desafio Jovem Empreendedor Sebrae 2021

15/10/2021

A equipe Sem limites, formada por estudantes do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), conquistou o primeiro lugar no Desafio Jovem Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) 2021, na categoria superior e tecnólogo. Integraram a equipe os estudantes Felipe Lopes de Souza, Everaldo Brum Afonso, Bernardo Coimbra Seabra e Carolina Aparecida Gonçalves, que tiveram como mentor o professor Emille Rocha Bernardino de Almeida Prata, do DTA.

O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo on-line que simula o dia a dia de uma startup. Na competição, estudantes dos ensinos médio-técnico e universitário, organizados em grupos de três a cinco alunos da mesma instituição, testam sua capacidade de gerenciar negócios, tomar decisões e trabalhar em equipe.

Desde agosto deste ano, foram avaliadas as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado e comparadas com as dos concorrentes, resultando em uma pontuação em cada rodada. Ao final, a pontuação acumulada foi utilizada para gerar o ranking, divulgado na última semana, com a equipe da UFV na primeira colocação.

O professor Emille Prata destacou que a expectativa é a de que esse resultado estimule outros estudantes da Universidade a participarem do desafio com novas equipes. Ele lembrou que uma das integrantes do grupo vencedor cursou a disciplina de graduação Laboratório de Desenvolvimento Gerencial (PER 430), oferecida pela UFV, que utiliza um jogo empresarial semelhante ao do desafio Sebrae. O objetivo da disciplina é preparar os alunos para o gerenciamento de uma empresa, a partir de um método de aprendizagem ativa, em que os estudantes, por meio das diversas competências adquiridas na graduação, podem tomar decisões estratégicas e operacionais.

Mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site do Desafio Sebrae.