Institucional

Todos os campi

Simpósio de Integração Acadêmica de 2021 registra participação de quase quatro mil estudantes

08/10/2021

Na cerimônia de encerramento, a homenagem aos organizadores

A 12ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) terminou com a presidente da Comissão Organizadora, Karla Damiano, dividindo, com toda a equipe, o mérito pelo sucesso do evento. Com 3.781 participantes inscritos neste ano, sendo 2.605 de Viçosa, 380 de Florestal, 376 de Rio Paranaíba, além de 418 externos à UFV, o SIA se afirma como um evento multicampi, que consolida a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A cerimônia de encerramento aconteceu na tarde desta quinta-feira (7).

Esta foi a segunda vez que o evento aconteceu virtualmente, devido à pandemia. De suas casas, o público pôde participar de 50 minicursos, três palestras principais, 18 apresentações culturais, 15 atividades complementares, além de mesas-redondas, discussões e grupos temáticos. Também foram apresentados 1.375 trabalhos – 488 em formato de vídeo e 887 em painéis. A avaliação dos trabalhos será feita ainda nesta semana e os certificados estarão disponíveis no site do evento até o final de outubro.

A programação do SIA faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e adota o mesmo tema do evento nacional: A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta. O objetivo foi promover discussões e reflexões sobre a aplicação de conhecimentos e recursos de maneira cooperativa, interativa e articulada, em compromisso com a vida na Terra.

A palestra de encerramento do evento abordou o tema Sistemas Regionais de Inovação para a transferência estruturada de tecnologias no agronegócio. Nela, Diego de Oliveira Carvalho, que é gerente de ativos de inovação da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, lembrou que o Brasil ainda aproveita pouco a potencialidade da inovação para o desenvolvimento do agronegócio. Para ele, profissionais que se formam nas áreas multidisciplinares da agricultura precisam estimular a aplicação de tecnologias como fonte promotora do ambiente e da economia sustentável no país.

Segundo a professora Karla Damiano, que é assessora na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, a organização do SIA envolve uma grande equipe trabalhando por pelo menos seis meses para viabilizar o evento. Fazem parte desta comissão professores e servidores das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Ensino e de Extensão e Cultura, diretorias de Comunicação Institucional e de Tecnologia da Informação e as diretorias de Pesquisa dos campi Florestal e Rio Paranaíba, envolvendo, assim, os três campi da UFV.

Os eventos artísticos exibidos no SIACult ainda poderão ser vistos no YouTube do evento.

Divulgação Institucional