Institucional

Campus Viçosa

Arquivo Histórico disponibiliza dossiê com primeiras notícias jornalísticas sobre a Esav

07/10/2021

O Arquivo Histórico da UFV recuperou e disponibilizou um dossiê composto por recortes das primeiras notícias que tratam da construção, estruturação, divulgação e desenvolvimento da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (Esav), que deu origem à UFV. O material, que apresenta também a trajetória dos primeiros diretores Peter Henry Rolfs e Bello Lisbôa, foi extraído dos principais jornais que circulavam na região e em Minas Gerais, entre os quais estão o Diário de Minas; Cidade de Viçosa; Journal de Viçosa; O progresso do Brasil; Carangola; Ó Herval; A verdade e O Guapé.

Os recortes, do período de 1922 e 1928, revelam ainda a atuação de Rolfs no Brasil, com a missão de planejar, construir e dirigir a Esav. Composto por 113 páginas, o dossiê pode ser conferido na plataforma de acesso, descrição e difusão do patrimônio documental da UFV, por meio do link atom.ufv.br/index.php/noticias-dos-primeiros-anos-da-esav.

A digitalização e difusão do dossiê contaram com suporte da Seção de Acervo Digital da Biblioteca Central e da Diretoria de Tecnologia da Informação.

Divulgação Institucional

.

.