Todos os campi

Projeto Trajetórias recebe diretor do Grupo Biomix

13/10/2021

O Projeto Trajetórias conta, desta vez, com a participação do fundador e diretor do Grupo Biomix, Carlos Augusto Pimentel Mendes. Graduado em Agronomia pela UFV, em 1987, ele foi assistente técnico na Cooperativa Agrovale, em Goiás, no ano de 1989, e trabalhou em uma ONG na região do Vale do Ribeira (SP), com pequenos agricultores. Em 1990, entrou na Cooperativa Agrícola de Cotia e, a partir da experiência e conhecimentos adquiridos, fundou a Biomix, em 1993, empresa do segmento de insumos orgânicos para agricultura, obtidos através de processo de compostagem, cuja marca tornou-se referência no mercado de corretivos, substratos e fertilizantes orgânicos.

Para atender às demandas por serviços ambientais, Carlos Mendes também criou a empresa Terraviva Ambiental Ltda, em 1996. Liderou um grupo de empresas da área para fundar a Associação das Indústrias de Substratos, Fertilizantes Orgânicos, Organominerais, Biofertilizantes e Condicionadores de Solo (Abisolo), em 2003, sendo seu presidente até 2007. Já em 2012, participou da criação da Associação das Indústrias de Insumos para Agricultura Sustentável (Inpas), onde atuou como presidente na gestão de 2012 a 2014 e, atualmente, ocupa o cargo de diretor de Fertilizantes Organominerais.

Incorporou ao grupo Biomix, em 2013, mais duas empresas: a antiga unidade Eucatex Agro, em São José dos Campos (SP), e a Indústria e Comércio de Fertilizantes Precioso, em Guaxupé (MG).

Confira o depoimento de Carlos Mendes sobre a Universidade:

“A UFV foi marcante e determinante em minha formação profissional e pessoal. Quando optei por fazer o curso de Agronomia, consultei meu pai, também agrônomo, sobre uma dica de curso fora de Brasília (DF), onde morava naquele momento. Embora tenha formado na UFRRJ, meu pai iniciou o curso na UFV, que foi sua recomendação. Ali, meu destino se cruzou com essa Universidade de forma indelével.

Cursei Agronomia de 1983 a 1987. O fato de ter exercido inúmeras atividades extracurriculares, tanto nas entidades estudantis quanto na própria UFV, fortaleceu ainda mais meu vínculo com a Universidade, onde fui membro dos órgãos colegiados superiores da instituição, como os conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão, e pude conviver com mestres e funcionários fora das salas de aulas.

Foram cinco anos de intenso convívio. A UFV é uma Universidade que faz jus aos conceitos de espaço do ensino, trocas de saberes e experiências, encontro de sentimentos, culturas e ideias das mais diversas, em que a pluralidade reforça o respeito, cultiva a civilidade e traz o amadurecimento para o enfrentamento dos desafios de cada profissional nela formado. Quem vivenciou a UFV, entende minhas palavras.”

Trajetórias

O objetivo do quadro temático é mostrar diferentes trajetórias profissionais de ex-alunos, tanto para matar a saudade daqueles que passaram pelos campi quanto para mostrar para os atuais graduandos e pós-graduandos como as oportunidades de aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade são diversas.

Indicações de nomes de ex-alunos para participarem do Trajetórias podem ser realizadas pelo link forms.gle/mmwL4FxpnQffxTBH9.