Institucional

Todos os campi

Professor do Departamento de Bioquímica conquista prêmio da Fundação Bunge

04/10/2021

Tiago é pesquisador nas áreas de bioquímica molecular e bioinformática

O professor Tiago Antônio de Oliveira Mendes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) da UFV, foi o escolhido este ano para receber o Prêmio Fundação Bunge, um dos mais importantes reconhecimentos científico, literário e artístico do país. Tiago foi selecionado na categoria Juventude por suas pesquisas inovadoras e disruptivas em diagnósticos e controle de doenças infecciosas. O resultado foi divulgado no dia 30 de setembro e a premiação será entregue em novembro, em São Paulo.

Com apenas 35 anos, Tiago Mendes é professor da UFV desde 2016 e coordenador do Laboratório de Biofármacos. O professor tem trabalhado com o desenvolvimento de kits de diagnóstico e antígenos vacinais para importantes doenças que assolam o país, como leishmanioses, zika, dengue, helmintoses, leptospirose e doença de Chagas. Todos estes projetos resultaram no depósito de 34 patentes no Brasil e na União Europeia.

Desde o ano passado, o grupo de pesquisadores liderado pelo professor Tiago tem desenvolvido trabalhos para o combate à covid-19. Em maio deste ano, a equipe divulgou uma técnica simples e muito barata para destruir o vírus antes mesmo que chegue às estações de tratamento de esgoto hospitalar. A técnica ainda tem potencial para eliminar outros patógenos e até mesmo outros compostos químicos, como antibióticos ou agrotóxicos que causam contaminação das águas e danos ambientais. Atualmente, a equipe busca alternativas mais baratas para kits de diagnóstico de covid que podem ser usados após a vacinação. Os kits também estão em depósito de patente. Para Tiago, a premiação é um estímulo para continuar trabalhando para desenvolver ferramentas que melhorem a qualidade de vida da população.

Em sua 65º edição, o prêmio Bunge selecionou candidatos de todo o Brasil com atuação nos temas Impactos das mudanças climáticas na produção de alimentos e Prevenção de doenças infecciosas. As indicações ao Prêmio Bunge são feitas pelas principais universidades e entidades científicas do Brasil. No caso do professor Tiago, a indicação foi feita pelo DBB e referendada pelo Conselho Técnico de Pesquisa da UFV. Os indicados são avaliados por comissões técnicas compostas por especialistas em cada área. Para Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge, “há décadas, o Prêmio Fundação Bunge incentiva e homenageia o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimula novos talentos. Além de contribuir para a promoção da discussão de assuntos de interesse da sociedade, a premiação traz para conhecimento público o que há de mais relevante em trabalhos realizados em torno dos temas”

Em 2015, o professor Diego Antônio França de Freitas, do campus Florestal, também foi vencedor da premiação na categoria Juventude, em Ciências Agrárias.

Divulgação Institucional