Falecimento

Tancredo Almada Cruz (1945 - 2021)

28/09/2021

Foto: reprodução/Facebook

A UFV recebeu, com muita tristeza, a notícia sobre o falecimento do professor Tancredo Almada Cruz, aos 76 anos, ocorrido na tarde desta terça-feira (28). Ele foi professor do Departamento de Economia desde 1976, até sua aposentadoria, em 1997. Atuou principalmente com pesquisas sobre índices de preços ao consumidor, inflação e pequena agricultura.

Em Viçosa, sua trajetória também foi marcada pela elaboração do primeiro Plano Diretor do Município, pela direção do Centro de Promoção de Desenvolvimento Sustentável e pela participação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Participou ativamente da política de atendimento aos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, no combate ao trabalho infantil e às violações aos direitos humanos, além de ter atuado em diversos projetos sociais. Foi, ainda, um dos fundadores do Instituto Census, uma organização não governamental de Viçosa dedicada a estudos, formação e assessoria nas áreas social, urbanística, ambiental e de gestão pública. O professor Tancredo também foi membro atuante da Seção Sindical dos Docentes da UFV - Aspuv, cujo auditório leva o nome dele. Entre as homenagens já recebidas estão a Comenda Arthur Bernardes (2016) e o título de Cidadão Honorário de Viçosa (2013).

O velório será realizado nesta quarta-feira (29), a partir das 8h, na sede da Aspuv. O professor Tancredo deixa a esposa Elizabeth Cruz, três filhos e seis netos. A Universidade solidariza-se com os familiares e amigos.