Todos os campi

Reitor, diretor do CCA e professores visitam Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão de Capinópolis

21/09/2021

Reitor e professores se reuniram com colaboradores da Cepet

A Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (Cepet), unidade da UFV em Capinópolis (MG), recebeu a visita do reitor Demetrius David da Silva nesta segunda (20) e terça-feira (21). Acompanhado pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Mário Luiz Chizzotti, e pelos professores Márcio Henrique Pereira Barbosa, do Departamento de Agronomia, e Odilon Gomes Pereira, do Departamento de Zootecnia, ele participou de reuniões com os colaboradores do local e representantes e empresários da região.

As primeiras reuniões foram dedicadas às demandas da Cepet. Junto aos colaboradores da unidade, o reitor discutiu principalmente questões relacionadas à situação orçamentária da UFV e ao quadro de pessoal local. De acordo com Demetrius, os cargos extintos ou vedados para contratação pelo governo federal estão afetando a continuidade das atividades da Cepet. De 24 funcionários, 23 ocupam cargos extintos ou vedados para contratação; alguns, inclusive, já têm tempo para se aposentar.

As alternativas buscadas nesta segunda e terça-feira, segundo Demetrius, “consideraram o importante apoio da Cepet à pesquisa e extensão da UFV”. Ele explicou que a unidade contribui, por exemplo, com o desenvolvimento de pesquisas e variedades de cana-de-açúcar em parceria com a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa), responsáveis por grande parte do sucesso do setor sucroenergético no Triângulo Mineiro e no Brasil. Diversas outras pesquisas na área de Produção Animal e com a cultura da soja também são realizadas em parceria com professores e pesquisadores do campus Viçosa.

As demais reuniões envolveram avaliações de possibilidades de criação de unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (Uepe) no local e parcerias com a Prefeitura Municipal de Capinópolis e empresas da região. Na Prefeitura, o reitor se encontrou com o prefeito Cleidimar Zanotto e reforçou a disposição da Universidades para trabalhos em conjunto.

Na fotografia abaixo está um registro da viagem. Da esquerda para a direita estão: Márcio Barbosa, que também é o coordenador institucional das atividades da Ridesa; Odilon Pereira, que coordena pesquisas de Produção Animal na Cepet e a parceria institucional com a Cargill, por meio da qual algumas instalações da unidade estão sendo reformadas; o reitor Demetrius; o diretor Mário Chizzotti e o chefe da Cepet, Ivo Mateus Rodrigues Pereira.

Da esq. para a dir. estão Mário Chizzotti, Cleidimar Zanotto, Demetrius da Silva e Ivo Pereira