Institucional

Todos os campi

Grupo de pesquisas em física do campus Florestal participa de um dos maiores eventos de jogos de mesa do mundo

17/09/2021

Sala inicial do jogo proposto pelo Grupo de Pesquisas

Jogos já foram sinônimo somente de diversão, mas, atualmente, também podem ser uma boa forma de aprender assuntos diversos. Considerando isso, o Grupo de Pesquisas em Fundamentos da Teoria Quântica do campus Florestal participou do GenCon in Portuguese, que é a modalidade em português de um dos maiores eventos de jogos de mesa do mundo e aconteceu entre 16 e 19 de setembro.

Vinculado à Licenciatura em Física, o Grupo de Pesquisas surgiu em 2016 com o objetivo de estudar os aspectos teóricos da Física Quântica. Em 2020, seus integrantes iniciaram experimentações com o uso de gamificação no ensino de física, ou seja: uso de dinâmicas e mecanismos presentes em jogos tradicionais para transmitir conhecimentos. Isso deu origem a um jogo de RPG (Role-playing game), em que uma narrativa é proposta para que os participantes interpretem personagens e realizem determinadas ações, que foi apresentado no GenCon in Portuguese. Segundo o coordenador do Grupo, o professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Leonardo Antônio de Souza, “o objetivo é tentar utilizar um mecanismo lúdico, simples e imaginativo para o ensino de conceitos de Física Moderna, em especial para estudantes do Ensino Médio e aqueles no início da graduação”.

Leonardo comenta a relação entre Física Quântica, área de pesquisa do Grupo, e Física Moderna, área aplicada no jogo: “em geral, tratamos como Física Moderna as teorias ou modelos de Física que vieram desde a virada do século XIX para o século XX. A Física Quântica teve seu início em 1900, com os trabalhos de Planck sobre interação da radiação com a matéria. Portanto, a Física Quântica está contida dentro desta grande ‘tenda’ que podemos chamar de Física Moderna”. A Física Moderna pode explicar fenômenos de escalas muito pequenas (atômicas e subatômicas) e de altíssimas velocidades, por exemplo, e seus conhecimentos permitiram, entre outros, o surgimento de novas tecnologias.

Na narrativa do jogo proposto pelo Grupo, o físico Isaac Newton está em um universo paralelo após ter sua teoria questionada por vários cientistas. Neste enredo fictício, Newton submete tais cientistas a vários desafios para provar a validade de sua teoria. “Aqui, os estudantes poderão escolher um dos diversos físicos disponíveis, divididos em dois grandes grupos: teóricos e experimentais. O trabalho dos jovens cientistas é solucionar os desafios que forem surgindo ao longo do caminho”, conta Leonardo. O intuito é incentivar a resolução dos problemas de física de forma coletiva e aprimorar habilidades, como a tomada de decisões rápidas e o aprendizado de noções de probabilidade e estatística.

Além de Leonardo, a equipe conta com os estudantes Maria Rita Brandão, da graduação em Engenharia de Alimentos, e Luís Henrique de Freitas, do curso técnico em Eletrônica. O Grupo também é composto por Gláucia Souza, especialista em neuroeducação, e Felipe Xavier, especialista em jogos de RPG, ambos participantes externos.

Participação no evento

A apresentação no GenCon in Portuguese foi a primeira que o Grupo realizou em um evento de grande porte. O jogo criado foi inserido na categoria de jogos educacionais e apresentado na sexta (17) e no sábado (18). Para Leonardo, a participação foi importante para divulgar a pesquisa e coletar dados que podem ser usados no futuro, como a reação do público em relação ao jogo e ao aprendizado do conteúdo apresentado.

Maria Rita, bolsista do Grupo de Pesquisas, relata que estar em um dos maiores eventos de RPG do mundo foi uma responsabilidade: “levar o nome, não só do nosso projeto, mas também da Universidade Federal de Viçosa, é um orgulho ímpar para mim. Acima de qualquer coisa, meu maior desejo é que possamos transmitir conhecimento de forma mais lúdica possível e que a sociedade possa ter algum proveito com a nossa pesquisa. Esse sempre será o meu maior papel como pesquisadora”, destaca.

Mais informações sobre o Grupo de Pesquisas ou a apresentação realizada no evento podem ser obtidas com o professor Leonardo, pelo e-mail leonardoamsouza@ufv.br.

Felipe Azevedo – estagiário

Divulgação Institucional