Prêmios

Todos os campi

Melhor tese do mundo na área de engenharia elétrica é de ex-aluno da UFV

02/09/2021

.

Allan desenvolveu parte do seu trabalho premiado no Gesep

Mais uma vez o ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica da UFV Allan Fagner Cupertino se destaca pela autoria da tese Modeling, design and fault-tolerant strategies for modular multilevel cascaded converter-based statcoms, defendida, em 2019, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A tese, que já havia sido premiada pela Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (Sobraep) e eleita a melhor em engenharia elétrica da UFMG, foi agora considerada a melhor do mundo na área. A premiação veio da Applications Society (IAS), do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).  

Conforme já divulgado, parte da pesquisa do Allan foi desenvolvida na UFV, no Centro de Pesquisas Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência (Gesep), do qual é um dos membros. O Centro é coordenado pelo professor Heverton Augusto Pereira, do Departamento de Engenharia Elétrica, coorientador da tese premiada.

Sobre a premiação e a trajetória do engenheiro eletricista formado na UFV em 2013, o jornal Estado de Minas publicou uma reportagem que pode ser acessada em: tinyurl.com/v9h6k4r2

 

Divulgação Institucional