Todos os campi

Série de fotografias compartilhada nas redes sociais lembra partes da história institucional

27/08/2021

Todas as imagens da série estão nas redes sociais

Chegamos à véspera do aniversário da UFV – celebrado no dia 28 de agosto – com diversas divulgações e realizações em comemoração aos seus 95 anos. Partes da história da instituição, por exemplo, foram lembradas por meio de uma série de fotografias que mesclou passado e presente sobrepondo e integrando imagens antigas a cenários atuais correspondentes. A produção foi compartilhada nas redes sociais da Universidade desde o dia 16 – no Instagram, as fotos estão reunidas em uma guia com acesso aberto ao público.

As cinco primeiras publicações mostraram fotografias e disponibilizaram informações sobre a Avenida P. H. Rolfs, conhecida como “Reta”; o Edifício Bello Lisboa, que abriga estudantes desde os anos da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav); a estação de trem, que recebeu e viu partir passageiros por quase 70 anos, sendo posteriormente revitaliza como Estação Cultural; o Edifício P. H. Rolfs, onde atualmente funciona a reitoria, e, por fim, o Edifício Arthur Bernardes, o popular “Bernardão”. A sexta e última publicação, que será realizada na manhã desta sexta-feira (27), trará mais algumas memórias.

Todas as fotografias da série, além de muitas outras, estão disponíveis no Repositório Locus da UFV. Já as informações contidas nas legendas que acompanham as imagens podem ser conferidas nos diversos livros, sites e outros materiais sobre a Universidade; basta buscar nos acervos das bibliotecas dos campi, na Editora UFV ou na internet.

Vale destacar que uma das últimas iniciativas referentes a essa memória é a disciplina de graduação Histórias da Esav à UFV, que está sendo oferecida por um grupo de professores durante o Período Especial Remoto 3. A disciplina aborda desde a fundação e consolidação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav) até a conquista de espaço das mulheres na UFV, bem como o acervo e os instrumentos de pesquisa disponíveis no Arquivo Central e Histórico da instituição.

A série de fotografias #UFV95Anos é uma produção da Diretoria de Comunicação Institucional, que contou com a parceria do Arquivo Central e Histórico e o apoio do servidor técnico-administrativo aposentado Gustavo Sabioni, idealizador e colaborador de diversas publicações referentes à memória da instituição.