Série da Coleção Arthur Bernardes ganha reportagens sobre parte da trajetória do ex-presidente

04/08/2021

Os textos contam fatos da vida de Arthur Bernardes em 1932

Há 146 anos, no dia 8 de agosto de 1875, nascia o mais ilustre cidadão viçosense, o ex-presidente do Brasil Arthur da Silva Bernardes, criador da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), que deu origem à UFV. Sua história pode ser conferida na Coleção Arthur Bernardes, disponível na plataforma de descrição, acesso e difusão do patrimônio documental da Universidade, que ganhou, recentemente, mais uma fonte de informação.

A série de documentos Trajetória Política de Arthur Bernardes, que integra a Coleção, está com acesso a reportagens do jornal Correio da Manhã, publicadas entre setembro e dezembro de 1932. Os textos trazem detalhes da prisão do ex-presidente, de sua chegada ao Rio de Janeiro e do embarque para a Europa, em função de exílio político. As reportagens foram doadas ao Arquivo Central e Histórico da Universidade pela professora e historiadora Heleneta Gomes de Castro, por intermédio de sua filha, Claudia Gomes de Castro, funcionária da UFV.

No guia da Coleção Arthur Bernardes, o pesquisador tem acesso a links relacionados a instrumentos e instituições que retratam a trajetória política do ex-presidente. Dentre eles, está dissertação A inserção de Arthur Bernardes na política viçosense no início do século XX: grupos sociais, disputas políticas e imprensa. O trabalho foi defendido, em 2019, pela ex-estudante do Departamento de História da UFV Natália Fraga de Oliveira.

Para conhecer um pouco mais sobre o ex-presidente, confira o vídeo divulgado ano passado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que promove um tour virtual pela Casa Arthur Bernardes. Morador do Rio de Janeiro, ali ele costumava passar férias com a família. Localizada no centro de Viçosa, a casa mantém as características arquitetônicas originais e conserva boa parte do mobiliário e dos objetos pessoais do ex-presidente.

Para realizar doações de itens que remetem à história da Universidade e da comunidade viçosense, envie e-mail para arquivo.historico@ufv.br.